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quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Os 10 trens mais estranhos da história

www.portalsacaso.com.br



Trens passaram por um processo evolutivo em que os melhores projeCtos foram bem sucedidos, enquanto os menos úteis desapareceram na obscuridade. No entanto, muitos dos trens mais incomuns tinham características que os tornavam tão únicos que algumas pessoas podem se surpreender como eles não estão mais em uso hoje em dia.

1 – M-497 ‘Besouro Preto’

Construído na década de 1960, o M-497 (também conhecido como o “Besouro Preto”) foi um trem experimental alimentado por motores a jato. Sua construção foi patrocinada pela New York Central Railroad, que queria fazer trens rápidos para atrair de volta os passageiros que tinham abandonado seus trens mais lentos para outros meios de transporte.
O Besouro Preto era um trem regular de passageiros que foi modificado para funcionar com motores a jato a partir de um bombardeiro B-36. Ele passou por uma série de testes, em última análise, atingindo um recorde de velocidade de 295 quilómetros por hora (185 mph). Este recorde mundial permaneceu intacto por 40 anos.
No entanto, a estrada de ferro da central de Nova Iorque parou o desenvolvimento do veículo porque os trens a jato eram muito caros para construir e manter. O carro foi devolvido para o serviço, e os motores a jato foram usados para fazer o primeiro limpa neve do mundo para a ferrovia.

2 – Schienenzeppelin



O Schienenzeppelin construído em 1931 foi uma tentativa alemã de fez um trem super-rápido. O comboio experimental foi alimentado por um motor de avião ligado a uma enorme hélice na parte traseira. Aerodinâmico e leve, este trem atingiu um recorde de velocidade de 225 quilómetros por hora (140 mph) durante os testes. Este registro permaneceu intacto por 23 anos.
O Schienenzeppelin nunca foi além da fase de protótipo por causa de temores de que suas hélices poderia ferir gravemente ou até matar pessoas que estavam perto dos trilhos nas estações de trem. A posição das hélices impedia o trem de invertesse a direcção, puxando outros vagões, ou manter o impulso para subir morros.
Havia também dúvidas quanto ao fato se os trilhos da ferrovia  poderiam suportar este trem. O Schienenzeppelin foi desmontado durante a Segunda Guerra Mundial, quando a Alemanha tirou seu alumínio para construir aviões.

3 – Bennie Railplane

O Bennie Railplane foi inventado por George Bennie em 1930. Para substituir os motores a vapor movidos a carvão, o trem correu em faixas especiais que Bennie planeou para construir acima de trilhos de trem regulares. O trem se parecia com teleféricos mais modernos, exceto por suas duas hélices que eram movidas por um motor. Rodas em cima do trem permitia que ele se movesse ao longo de suas faixas gerais.
Bennie alegou que o railplane poderia atingir velocidades de até 190 quilômetros por hora (120 mph).No entanto, sua faixa experimental era muito curta para ele atingir uma alta velocidade.
Bennie não conseguiu encontrar investidores para o trem porque as pessoas estavam se recuperando da Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial se tornando um situação eminente. Em 1957, Bennie vendeu sua ideia experimental. Falido, ele morreu um ano depois.

4 – Monotrilho Brennan




Alimentado por electricidade, o monotrilho Brennan foi inventado por Louis Brennan no início do século 20. Poderíamos chamar-lhe a motocicleta do mundo do trem, porque ele tinha um único conjunto de rodas e corria em um único trilho.
Dois giroscópios internos estabilizavam o trem para ele não tombar, a tal ponto que o trem iria provavelmente permanecer em pé e continuar se movendo no chão.
Na verdade, Brennan inventou o monotrilho para substituir trens regulares que muitas vezes descarrilavam quando eles tentaram fazer curvas em alta velocidade. Mas isso seria verdade somente se os giroscópios funcionassem correctamente.
Infelizmente para Brennan, seu monotrilho nunca substituiu comboios regulares porque o a falha de até mesmo um giroscópio faria com que o trem descarrilasse e batesse violentamente. Além disso, o trem não era rentável, porque não poderia puxar outros vagões.

 5 – o Trem Holman




Embora tenha sido construído em 1887 e 1897, o trem Holman não foi criado para melhorar a viagens de comboio. Em vez disso, ele foi construído para defraudar as pessoas do seu dinheiro suado. De fato, a única diferença entre o Holman e outros trens a vapor  era que o trem Holman tinha várias rodas colocadas em cima umas das outras.
As rodas não serviam a nenhum propósito prático, mas seus inventores alegaram que faziam o trem funcionar mais rápido. O esquema fraudulento era tão sofisticado que o trem tinha a sua própria patente e correu viagens experimentais. Formada para supervisionar o desenvolvimento do trem, a  Holman Locomotive Speed Truck Company, também era um fraude.
A empresa tentou levantar 10 milhões de dólares em venda de ações falsas. Muitas pessoas caíram na fraude e perderam o seu dinheiro suado quando os inventores desapareceram.

6 – Jean Bertin Aerotrem




Na década de 1960, o Aerotraem de Jean Bertin foi o aerobarco do mundo do trem. Financiado pelo governo francês para substituir trens convencionais, o Aerotrem era movido pela criação de um colchão de ar sobre um monotrilho de concreto.
O trem era confortável, leve, silencioso e rápido. Seu protótipo alcançou velocidades de 420 quilômetros por hora (260 mph). Seus trilhos eram baratos e fácil de construir. O melhor de tudo, eles não precisam de tanta precisão e manutenção como os trilhos regulares.
Cerca de 20 países manifestaram interesse no trem promissor. Bertin se gabou de que ela estaria disponível para uso em todo o mundo até o ano 2000. No entanto o governo francês cancelou os desenvolvimentos futuros do projecto em 1974 por causa de temores de que o trem iria matar o sistema ferroviário patrocinado pelo Estado. Devastado pela decisão do governo, Bertin morreu um ano depois.

7 – Aerotrem General Motors




O Aerotrem General Motors foi feito pela empresa automobilística na década de 1950. Ele foi patrocinado por vários operadores de transporte ferroviário que queriam um trem mais rápido para ganhar de volta os ex-clientes que mudaram para outros meios de transporte.
O Aerotraem não era nada novo. A General Motors simplesmente juntou vários de seus ônibus e colocou-os em um chassis de trem. No entanto, o Aerotrem era leve e rápido, com menos da metade do peso se comparado aos  trens regulares a vapor quando totalmente carregado.
A General Motors fez dois protótipos que eles deram a vários operadores ferroviários para testar. Todos os operadores reclamaram dos motores do trem, que eram tão fraco que eles não poderiam alcançar sua velocidade máxima ou subir a colina.

8 – Os trens puxados a cavalo




Carroças puxadas por cavalos foram os primeiros trens, antecedendo a variedade de vapor por cerca de 200 anos. Trens puxados por cavalos foram usados ​​primeiramente em trilhos de madeira para o transporte de carvão para longe das minas de carvão. Trilhos semelhantes foram logo construídos para ligar cidades vizinhas, e os veículos começaram a transportar pessoas, bem como mercadorias. Os trens se moviam a uma velocidade máxima de 10 quilômetros por hora (6 mph), mas eles eram mais confiável e confortável do que carruagens puxadas por cavalos em estradas esburacadas.
Os primeiros trilhos eram de sentido único, com as leis do dia dando o direito de passagem aos comboios que transportavam mercadorias. As pessoas em trens de passageiros eram obrigados a levar seu trem longe das pistas, sempre que eles encontrassem um comboio de mercadorias vindo na direcção oposta.
A invenção dos trens a vapor acabou por tornar trens puxados por cavalos obsoleto, embora ambos inicialmente disputavam as faixas. Alguns operadores ferroviários voltaram para os trens puxados por cavalos temporariamente, porque os primeiros motores a vapor não eram confiáveis ​​e propenso a explosão. Os trens puxados a cavalo permaneceram em uso até pelo menos o fim do século 19.

9 – O trem que usava pneus




O vagão Michelin é o que você esperaria se um trem de passageiros acasaladas com um camião de passageiros. O trem foi inspirado por ninguém menos que famoso fabricante de pneus Michelin Andre, que instruiu seus engenheiros para chegar a algo que substituísse as rodas de aço barulhentas de trens regulares.
Não surpreendentemente, os engenheiros projectaram um trem com rodas que foram cobertas com pneus de borracha. Eles tinham características especiais para impedir o trem de descarrilar caso estourasse  em movimento. O trem  funcionou de modo muito parecido com um ônibus que poderia ser conduzido por qualquer pessoa sem formação, capaz de dirigir um ônibus.
O vagão Michelin foi testado em trilhos de trem na França e no Reino Unido, mas nunca foi adoptado por um ou outro país, porque os trens eram muito caros. Por exemplo, o vagão Michelin precisava de 10 pneus, mas um trem comum tinha apenas quatro rodas. Os pneus também gastavam-se e precisava ser substituídos frequentemente.

10 – Os trens blindados




Trens blindados foram usados ​​primeiramente para fins militares durante a Guerra Civil dos EUA, quando União Geral Joseph Hooker transportava mais de 20.000 soldados sobre eles. Inicialmente, os trens estavam cobertos com a armadura defensiva para proteger os soldados de emboscada. No entanto, os veículos logo começou ostentando armadura e armas mais pesadas, tais como canhões, armas antiaéreas e metralhadoras.
Infantaria inimiga e tanques geralmente eram para trens blindados.Mas os trens eram alvos fáceis para aviões inimigos que poderiam facilmente detectar e destruí-los a partir do céu. As seus trilhos também eram vulneráveis à sabotagem por apenas uma pessoa.
Após a Segunda Guerra Mundial, os trens blindados foram substituídos por veículos de guerra mais avançados.

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