Terminado o período pascal, é hora de meditar sobre a religião. Não me vou alongar muito nas diversas religiões porque seria muito extenso, porque não as conheço todas e como tal poderia perder nos argumentos e porque existe uma que é predominante em Portugal, a católica.
A religião católica tem vivido da melhor campanha de marketing de todos os tempos e prova disso é que tem o livro, ou manual de instruções ou guia espiritual, mais vendido de todos os tempos.
Este livro não foi escrito por nenhum deus, foi escrito por homens com base nas histórias que outros homens contaram sobre feitos de um qualquer deus. É um diz que disse espiritual!
E mesmo assim, a Bíblia é construída em duas partes que não são propriamente complementares ou coerentes. Quase parece que o deus ali descrito é outro!
…ou é mesmo!
O misticismo religioso é construído com base na nossa ignorância a que se adiciona uma pitada de percepção e justificação humana.
Desde a primeira infância que temos a tendência para completar as lacunas que o nosso sistema sensorial não capta. O mesmo se aplica à linguagem. Se estivermos num sitio com muito ruido e não conseguirmos ouvir a totalidade do discurso do nosso interlocutor, o cérebro irá tentar preencher as lacunas do modo mais logico possível para que o discurso faça algum sentido. Fazemos isto com tudo.
O que faz sentido, não tem que ser verdade!
Tanto assim é que ao longo dos anos a ciência tem dado explicação a muitos dos factos que surgem na bíblia e a Igreja dos homens, e nenhum deus, tem vido a moldar o seu discurso para que a bíblia mantenha o seu espaço espiritual. Curiosamente o ser humano tende a precisar de um ombro e nada melhor que um ombro que está presente a toda a hora e em qualquer lugar!
Na altura em que os pais, amigos a sorte e até a saúde nos abandonam, deus estará lá para te acolher e mesmo que tudo corra mal, terás sempre o outro lado, o do paraíso, onde sentirás o justo conforto depois da dor e da angústia terrena!
Naturalmente que a vida eterna e o ombro permanente tem um custo. Terás de ser temente a deus!
E quando se diz que é temente, é mesmo preciso ter medo porque este deus é tão bom como o comum dos homens, talvez pior porque a sua dimensão é igualmente superior!
Este deus decidiu matar o mundo inteiro porque apesar do seu poder, o Homem não correspondeu ao que esperava. Salvou Adão e a sua família que aparentemente tiveram de se multiplicar em relações incestuosas mais para a frente condenadas!
Destruiu Sodoma e Gomorra porque eram cidades de pecado e foi preciso um homem esgrimir argumentos para que considerasse que podia existir uma alma sem pecado. Mesmo assim a sua mulher morreu ao olhar para a carnificina promovida por deus. Hoje em dia, um acto destes seria considerado genocídio e o destino seria o Tribunal de Haia!
Assume-se que sejam todos “filhos” de deus, no entanto salva uns e para os salvar, mata outros. Todo o processo faz-se através da morte, da dor, de uma suposta cruz que todos devemos carregar!
E curiosamente, desde que a ciência evoluiu, nenhum homem ou mulher tiveram uma conversa com Deus. Alias, mesmo no passado, lá aparecia um ou outro que diziam ter recebido a palavra do Senhor, mas por norma essa mensagem chega por mensageiros e nunca pelo próprio. Estará muito ocupado?
Até cá em Portugal os pastorinhos falaram com a Virgem Maria!
Então temos milhões de pessoas que acreditam num deus com base num livro escrito há dois mil anos. Curiosamente a larga maioria dos crentes desconhece a fundo outras religiões e como tal, não escolhe! Desde que nasce que lhe é plantada a semente e regada em abundancia! Isto mesmo é feito nas outras religiões. Então há vários deuses, ou só há um mas que diz coisas diferentes a pessoas diferentes? Se assim é, porque é que religiões com base num único deus se enfrentam em nome de deus? Deus não tem tempo para dizer que estamos enganados e nos andamos a matar com base numa confusão humana?
Ou só há um, mas não é católico? Como saber qual das religiões é a verdadeira religião de deus?
Não tenho como o provar mas julgo que na verdade não existe nenhum. Por muito que nos custe, somos um simples animal de um tiro de sorte da natureza e que nem é assim um ser tão perfeito.
Temos um hardware que dura pouco tempo, cheio de avarias pelo caminho, gabamo-nos de um cérebro magnífico e ainda assim usamo-lo mal e para proveito próprio. Matamo-nos uns aos outros pelas mais diversas desculpas, danificamos o nosso planeta e comprometemos o futuro.
Se existe um deus e foi ele que nos fez, podemos dizer que é ou um mau artista ou um artista incauto porque a sua obra vai de mal a pior…
por Indigente
ataverna.blogs.sapo.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário