Galeria Emile Munier!
Emile Munier!
Emile Munier (París, França, 2 de junho de 1840 – Paris, França, 29 de junho de 1895)
Seu pai, Pierre François Munier, era um artista tapeceiro da“Manufacture Nationale des Gobelins”, e sua mãe, Marie Louise Carpentier, trabalhadora em uma fábrica de tecidos. Estudou desenho, pintura, anatomia, perspectiva e química, mas sempre dirigindo o aprendizado para a arte da tapeçaria, seguindo os passos de seu pai. Durante esse período, Emile conheceu Henriette Lucas, filha de Abel Lucas – seu professor – e se casaram em 10 de agosto de 1861. Munier era então um artista de tapeçaria, que eventualmente pintava telas com seu sogro, todas de influência acadêmica.
Na década de 1860, graças aos avanços conseguidos com a pintura, recebeu três medalhas, e, em 1869 expôs no Salão de Belas Artes de Paris. Em 1867, seis semanas após o nascimento de seu filho Henri, Henriette contraiu grave enfermidade e morreu prematuramente. Em 1871 dedicou-se exclusivamente à pintura, também como professor, dando aulas três noites por semana. Casou-se novamente em 1872 com Sargine Augrand, uma outra aluna de Abel Lucas. Tinha particular admiração pelos pintores acadêmicos, em especial o amigo Bouguereau, a quem imitava em suas próprias criações. Seus dois filhos, Henri e Maria-Louise, foram sua inspiração principal no início da década de 1880 e ele continuou pintando-os até o fim de sua vida – em 29 de junho, poucas semanas depois de completar 55 anos.
Guy Rose!
Guy Rose (3 de março de 1867 – 17 de novembro de 1925) foi um pintor americano impressionista, reconhecido como um dos principais pintores impressionistas californianos do final do século XIX e início do século XX.
Guy Orlando Rose nasceu no dia 3 de março de 1867 em San Gabriel, Califórnia. Ele foi o sétimo filho de Leonard John Rose e Amanda Jones Rose. Seu pai foi um proeminente senador da Califórnia. Ele e sua esposa criaram sua família em um caro vinhedo e rancho no Sul da Califórnia – a cidade de Rosemead, no Vale de San Gabriel, leva o nome da família. Em 1876, o jovem Guy Rose levou um disparo acidental no rosto em uma jornada de caça com seus irmãos. Durante a recuperação, ele começou a rascunhar e usar tintas a óleo e aquarelas. Ele se formou no Colégio de Los Angeles em 1884, e se mudou para São Francisco, onde ele tomou suas aulas de arte na Escola de Design de Califórnia.
No dia 12 de setembro de 1888, Rose matriculou-se na Academia Julian em Paris, estudando com Benjamin-Constant, Jules Lefebvre, Lucien Doucet e Jean-Paul Laurens. Entre 1888-1889, ele estudou na Academia Delacluse. Conheceu os alunos Frank Vincent e Frederick Melville na Academia Julian – Frank Vincent e Guy Rose passariam a ser amigos por um longo tempo. Rose viveu em Nova Iorque na década de 1890, ilustrando para a Harper’s, Scribners e Century. Escolhendo regressar à França em 1899, ele e sua esposa Ethel Rose compraram um chalé em Giverny. Em 1900, ele residiu em Paris e passou o inverno em Biskra, Argélia, onde ele criou três quadros conhecidos. Entre 1904 e 1912, marido e mulher viveram em Giverny, e as obras dessa época mostram a influência do "mestre" Claude Monet, quem passaria a ser seu amigo e mentor.
Em 1913-1914, os Roses passaram o verão e mantiveram uma escola de arte em Narragansett, Rhode Island. Sofrendo intermitentemente com os efeitos da intoxicação com o chumbo, Rose e sua esposa se mudaram permanentemente para Los Angeles, Califórnia, em 1914. Em Los Angeles, Guy Rose deu aulas e serviu como diretor da Escola de Arte Stickney Memorial em Pasadena. Em 1921, ele sofreu de um ataque debilitante que o deixou paralítico. Guy Rose morreu em Pasadena, Califórnia, no dia 17 de novembro de 1925. Em 1926, a Galeria Stendhal realizou uma mostra de suas obras em sua homenagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário