Noam Chomsky: Edward Snowden é um Verdadeiro Patriota que Deve ser Honrado
Noam Chomsky disse que o whistleblower da NSA, Edward Snowden, é um verdadeiro patriota que revelou vastos programas de vigilância que não têm nada a ver com a luta contra o terrorismo.
O notável intelectual fez o comentário em uma prolongada entrevista com Amy Goodman do Democracy Now!, que foi ao ar terça-feira.
Chomsky disse que Snowden deveria ser recebido de volta aos Estados Unidos da Rússia, onde recebeu asilo, com honras, porque ele "cumpriu as obrigações de um cidadão."
Snowden "informou os cidadãos norte-americanos o que seu governo está fazendo a eles. Isso é exatamente o que faria uma pessoa que tem real patriotismo, não o falso tipo de patriotismo. Então, ele deve ser honrado, e não apenas autorizado a voltar", disse Chomsky.
"São as pessoas do governo que deveriam estar em julgamento, não ele", continuou ele.
Chomsky acrescentou que nem o sistema de vigilância que Snowden expôs nem o programa de drones - apesar das afirmações feitas por oficiais - combatem o terrorismo conforme seus objetivos.
Os programas da NSA são "destinados a controlar a população", disse ele. Como por exemplo o programa de drones de Obama que Chomsky o chamou de "um programa de assassinatos mundial [que é], de longe, o pior ato de terror no mundo."
Muitos confirmam estes comentários, incluindo o ganhador do Prêmio Nobel Malala Yousafzai e até mesmo a CIA (através deste relatório), ele disse que o programa de drones também é contra-produtivo.
Ele é "um programa de geração de terror" que tem ajudado a alimentar a ascensão da al-Qaeda.
"Havia um pequeno grupo em áreas tribais em sua maioria no Paquistão, Afeganistão e Al-Qaeda, e nós conseguimos espalhá-los pelo mundo inteiro. Agora eles estão em todos os lugares, você sabe, África Ocidental, Sudeste da Ásia - simplesmente gerando mais e mais terror. E eu acho que, você sabe, não é que os EUA estão tentando gerar terror. É que simplesmente ele não se importa", disse Chomsky.
Assista a entrevista abaixo: o vídeo está em inglês e não tem tradução
Sem comentários:
Enviar um comentário