Existem mais de 1.000 túneis rodoviários na Noruega, com comprimento total superior a 750 km, e pelo menos 33 túneis submarinos. Para um país do tamanho da Noruega, com área equivalente ao estado de Goiás, isto parece uma rede de túneis de tatus.
A Wikipédia tem uma pequena lista
Um dos desafios enfrentados pelos engenheiros foi a forma de manter os motoristas alertas através da monótona travessia de mais ou menos 20 minutos de duração. Isso era um ponto essencial pois os motoristas poderiam perder a concentração causando acidentes. Para quebrar a monotonia foram feitas leves curvas ocasionais entre os trechos retos da estrada, e, a cada intervalo de 6 km, tem uma grande caverna. As cavernas são feitas para quebrar a rotina, proporcionando uma visão refrescante e permitindo que os motoristas façam, se assim desejarem, um breve descanso.
Outra preocupação foi a ventilação. A alta qualidade do túnel é alcançada de duas maneiras, por meio de ventilação e purificação. Grandes ventiladores sugam o ar de ambas as entradas, e o ar poluído é expelido através de um túnel de 18 km de ventilação único localizado no final do túnel do lado de Aurland. O Túnel Lærdal é o primeiro no mundo a ser equipado com uma estação de tratamento de ar,que remove pó e dióxido de nitrogênio do ar túnel.
http://www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário