AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sábado, 28 de março de 2015

Paranapiacaba: saiba a verdade por trás do famoso mito do relógio

Paranapiacaba: saiba a verdade por trás do famoso mito do relógio


Paranapiacaba: saiba a verdade por trás do famoso mito do relógio

Paranapiacaba é uma vila localizada na cidade de Santo André, em São Paulo. Com seu estilo típico inglês, ela ganhou força com a inauguração de sua linha férrea em 1° de janeiro de 1867, que inclusive foi a primeira ferrovia do estado de São Paulo. Essa vila herdada dos ingleses é hoje um grande ponto turístico. Dentre suas atrações principais, está sua bela arquitetura, sua naturezaexuberante (com diversas trilhas em meio a magníficas cachoeiras), e claro, seusmitos populares... um deles é muito conhecido, que é o famoso mito do relógio de Paranapiacaba.

Relógios de torre são verdadeiros símbolos ingleses, e claro que emParanapiacaba não seria diferente. Nessa pequena vila de origem inglesa, existe um grande relógio de torre que até lembra o famoso Big Ben de Londres. Como de costume em relógios de época, os numerais utilizados eram os romanos, mas o grande relógio de Paranapiacaba tem algo de "diferente". Você consegue perceber o que há de errado com esse relógio?

Repare na grafia do número 4. No algarismo romano, o número 4 é escrito comoIV, mas nesse relógio encontramos o 4 como IIII. Seria um erro dos ingleses?

Segundo a lenda, a muitas décadas atrás, um maquinista de uma das composições estava prestes a sair da estação e cumprir o seu itinerário diário. Já dentro do trem, ele olhou para a torre do relógio através do espelho retrovisor do trem a fim de confirmar seu horário de partida, mas ele confundiu o IV com o VI por causa da imagem refletida, o que antecipou sua saída e acabou causado um acidente fatal com outro trem, matando muitas pessoas... e depois desse grande acidente, o número IV do relógio foi modificado para IIII, para evitar acidentes como esse no futuro. Mas será que essa lenda é verdadeira?
segredos de paranapiacaba

Nós do Curto e Curioso agimos como verdadeiros "James Bond", e fizemosmilhares de pesquisas na internet para descobrir se o mito tem algum fundo deverdade, e descobrimos que essa mudança do número IV para IIII em relógios é muito, muito mais antiga que a história de Paranapiacaba...

Até hoje os especialistas e historiadores não chegaram a um consenso sobre a origem desse costume, e existem diversas teorias para explicar esse fato intrigante. Segundo estudiosos, as hipóteses mais aceitas sobre a troca doalgarismo IV pelo IIII em relógios antigos são:

Facilidade na produção


mito do relógio de paranapiacaba
Como os numerais dos relógios eram forjados em metal ou esculpidos em madeira ou pedra, o numeral mais fácil de ser feito era o "I", afinal, se produzia uma grande barra fina que depois era cortada em várias partes para ter diversas unidades do mesmo algarismo. Por conta disso, alguns fabricantes optavam pelo 4 em forma de IIII do que o antigo (e correto) IV

Simetria e beleza


Segundo relatos de diversos especialistas na área, os números IV (4) eram trocados por IIII apenas por que era mais bonito de se ver. Do outro lado do relógio, temos um número muito pesado visualmente: o número 8, escrito como VIII, mas o lado oposto tinha o número IV, que não passava uma simetria no relógio, o que explicaria essa troca que perdura até os dias atuais. Essa teoria pode (facilmente) ser a verdadeira origem dessa mudança curiosa.

Romanos em respeito a Júpiter


deus jupiter simbolo
Desde a época em que relógios de Sol eram usados, os romanos já trocavam o IV por IIII como uma atitude respeitosa ao deus Júpiter, o deus de todos os deuses (equivalente a Zeus para os gregos). Isso era feito porque o número 4 (que se escrevia IV) simbolizava o deus de todos os deuses, Júpiter. Desde então, outras civilizações teriam adotado a forma romana de grafar os os relógios. Como os relógios de Sol realmente tinham a grafia IIII, essa história é a melhor aceita por alguns especialistas.



Voltando à lenda do relógio de Paranapiacaba, chegamos a conclusão de que pode até ter acontecido um acidente com os trens, mas com certeza esse não foi o motivo real da mudança nos numerais do relógio, afinal, o mundo inteiro também utiliza a forma "errada", e a muito mais tempo...

www.curtoecurioso.com

Sem comentários: