Autarquia estuda iniciativas para motivar funcionários
A Câmara de Pombal está a estudar a implementação de um conjunto de medidas de apoio social destinadas aos seus mais de 400 trabalhadores. O objectivo é fazer com que, no final do mandato, o município seja considerado como o melhor para se trabalhar no país.
Trata-se de iniciativas de apoio “à medida das nossas capacidades e do alcance do município” que “são criativas” e que “não têm uma expressividade financeira”, refere o presidente da autarquia, Diogo Mateus.
Para o edil, que ontem começou a realizar pequenos almoços com os trabalhadores, “não é só pelo valor da remuneração que podemos ter pessoas motivadas para trabalhar no município”, admitindo que “gostaria muito que o Município de Pombal fosse dos melhores municípios portugueses onde trabalhar”.
Para além de financiar na totalidade os manuais escolares dos filhos dos funcionários que frequentarem a escolaridade obrigatória e que figurem nos respectivos quadros de honra e de mérito das escolas, a autarquia irá dispensar do trabalho os trabalhadores que queiram acompanhar os seus filhos no primeiro dia de ingresso na escola.
Outra das medidas passa por dar tolerância aos colaboradores na tarde do dia de aniversário dos seus filhos, menores de 15 anos, assim como a atribuição de um enxoval aquando do nascimento de filhos de trabalhadores. Criar uma aula de natação gratuita, e lançar um programa de actividades formativas em diversas áreas como informática e culinária, são outros dos apoios em perspectiva.
“Queremos que as pessoas sintam que há uma proximidade, um acompanhamento, uma preocupação e um esforço e que não tem nada a ver com aquele que é o cumprimento das suas obrigações”, afirma o autarca.
Diogo Mateus justifica aquela iniciativa como uma forma de reconhecer o trabalho desenvolvido e que tem levado o município a alcançar “níveis de distinção em várias áreas”. “Há um trabalho que tem uma consequência boa, numa comparação com outros, fruto do esforço dos recursos humanos dos serviços da nossa organização”, diz.
O pontapé de partida desse reconhecimento já aconteceu aquando da realização do tradicional jantar de Natal, onde foram sorteados pelos trabalhadores do município as ofertas que habitualmente são entregues aos membros do executivo por entidades, empresas ou particulares. Assim como três telemóveis provenientes dos créditos anuais que o município beneficia no âmbito dos contratos com as operadoras telefónicas.
Sem comentários:
Enviar um comentário