AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

COMO HOJE O BENFICA JOGA COM O JUVENTUS LEMBROU-ME DE TRAZER AQUI UM POUCO DE HISTÓRIA SOBRE OS DOIS RIVAIS ITALIANOS, TORINO E JUVENTUS E SOBRE A TRAGÉDIA DE SUPERGA

Torino x Juventus - História do Derby e a tragédia do Superga

Juve vs. Toro é o clássico da cidade de Turim, localizada no norte da Itália, que envolve a Juventus e o Torino , também conhecido como Derby della Mole, em homenagem ao nome de famoso prédio da cidade de Turim, pertencente ao Museu Nacional do Cinema (Mole Antonelliana), e são equipes que se confrontam desde 13 de Janeiro de 1907, em clássico que terminou com a vitória do Torino por 2 a 1. Eduardo Bosio retornou à Turim depois de estadia de estudos na Inglaterra em 1887, trazendo suas concepções do futebol para esta cidade, sendo depois fundados o Internazionale Torino e o FC Torinese, que se fundiram em 1906, para nascer o AC Torino, um dos nomes precursores do atual Torino Football Club. Já a Juventus foi fundada por estudantes, em 1897, conquistando o primeiro título em 1905.


Os dois clubes, situados na zona sul de Turim, eram separados fisicamente no início do Século XX apenas por uma rodovia . Controlada por décadas pela família Agnelli, controladora da FIAT, a Juventus viu sua torcida crescer muito devido a chegada em massa de imigrantes de outras regiões da Itália à cidade de Turim para trabalhar nesta empresa, imigrantes estes que influenciaram decisivamente para que a torcida da Juventus se espalhasse por toda a Itália, pois quando voltavam para seus lugares de origem levavam junto a paixão pela "La Vecchia Signora". Já o Torino (Turim em português), manteve-se vinculado emocionalmente e talvez provincianamente à cidade de Turim e à região do Piemonte . 

Na temporada 1975/1976 o título teve um sabor muito especial para os torcedores do Toro, pois a Juventus tinha uma vantagem de seis pontos (a vitória valia dois) no segundo turno do campeonato, mas perdeu três partidas consecutivas, sendo uma para o Torino, que terminou campeão italiano depois de vinte e sete anos na fila. Nas duas temporadas seguintes a Juventus foi a campeã e o Torino vice. O Torino já dominou o campeonato italiano, mas provavelmente sofre até hoje com as consequências do desastre do Superga, quando seu elenco de craques foi dizimado num desastre aéreo em 4 de Maio de 1949, já que após este acidente o Torino conquistou apenas 3 campeonatos italianos. 

A Juventus, patrocinada economicamente pela FIAT, aos poucos tomou as rédeas do campeonato italiano, conquistando 20 campeonatos após o desastre do Superga, mas acabou rebaixada para a Série B em 2006, por escândalo de corrupção de arbitragens, enquanto o Torino em 2006 retorna à Série A, ou primeira divisão italiana, levando esperança aos seus torcedores de escrever outras páginas gloriosas em sua história. Segundo pesquisa de torcidas realizada pelo Instituto Doxa em 2003, a Juventus seria a maior torcida da Itália com 31% da preferência dos torcedores, cerca de 18 000 000 de fãs, uma torcida nacional, distribuída em todas as regiões da Itália. Já o Torino contaria com 1,9% dos torcedores, concentrados em Turim e arredores, o que equivale a cerca de 1 100 000 torcedores, nada mal para um clube que está em crise há vários anos e mesmo assim arrasta bons públicos aos estádios.



Estatísticas 

Número de partidas: 225
Vitórias da Juventus: 91
Vitórias do Torino: 72
Empates: 62
Gols da Juve: 341
Gols do Toro: 309
Pela Série A: 168 partidas
Vitórias da Juventus: 68
Vitórias do Torino: 51
Empates: 49
Maior goleada da Juventus: Juventus 6 a 0 Torino
Maior goleada do Torino: Torino 8 a 0 Juventus
Recorde de público: Torino 0 a 1 Juventus, 70.200 em 28 de outubro de 1962 

A TRAGÉDIA DO SUPERGA


Antecedentes Durante a disputa de um amistoso entre Itália e Portugal, realizado em 27 de fevereiro de 1949, a equipa italiana aplicou uma goleada de 4 a 1 sobre o adversário. Prestes a encerrar a carreira, Francisco Ferreira, capitão da equipa portuguesa, convenceu os dirigentes italianos a marcarem um amistoso entre o clube de Ferreira, o Benfica e o Torino, tetra campeão italiano. Inicialmente contrário à disputa de um amistoso durante a reta final do campeonato italiano, o presidente do Torino, Ferrucio Novo, resolveu confirmar o amistoso para o dia 3 de maio em Lisboa. A partida foi disputada no dia 3 de maio e seria vencida pelo Benfica por 4 a 3 diante de um público de 40 mil pessoas. 

Aeronave O Fiat G.212 era um dos mais recentes projetos aeronaúticos da indústria italiana do Pós Guerra. Criado como uma versão alongada do Fiat G.12,esse trimotor seria inicialmente desenvolvido para o transporte militar. Com a necessidade de reconstruir o setor de aviação civil do país, a Fiat adaptou o projeto e produziu a versão CP, com capacidade para 34 passageiros. A aeronave acidentada foi construída em 1947 e era a 5ª construída tendo recebeido o prefixo I-ELCE. 

AcidenteA aeronave Fiat G.212, prefixo I-ELCE, da Avio Linee Italiane descolou às 9h52 do Aeroporto da Portela, Lisboa e fez escala para reabastecimento em Barcelona às 13h15 min, conforme previsto. A descolagem do aeroporto de Barcelona ocorreu às 14:50. Ao aproximar-se do espaço aéreo italiano, a tripulação recebe informe meteorológico indicando denso nevoeiro, com visibilidade horizontal abaixo de 40 m. Com isso, as 16:59, o comandante Pierluigi Meroni avisa a torre de Turim que está iniciando os procedimentos de aproximação visual para realizar a aterragem. Durante a manobra de aproximação, a aeronave desceu perigosamente e às 17:05 horas , embateu em cheio contra uma das torres da Basílica de Superga matando instantâneamente todos a bordo.

Consequências A tragédia abalou profundamente a Itália. Cerca de 500 mil pessoas acompanharam o cortejo fúnebre da equipa, realizado no dia 6 de maio. O Torino era o melhor time da época, apelidado de Grande Torino , seria 4 vezes campeão de forma consecutiva e caminhava para o 5º título. Após a tragédia, a equipe do Torino decidiu colocar jogadores juvenis para concluir as 4 rodadas restantes do campeonato, no que foi seguida pelos principais times italianos. No final do campeonato, o Torino conquistou seu 5º título . O acidente acabou com a base da seleção italiana, que disputaria a copa de 1950 no Brasil, viajando de navio (por conta do temor de nova tragédia aérea). A Itália foi eliminada na primeira fase. Após a tragédia, o Torino entraria em decadência e só venceria o campeonato italiano em 1976. 


Vitímas 

Jogadores

Funcionários
Jornalistas
Tripulação
Outros
  • Andrea Bonaiuti
FONTE: WIKIPEDIA

Sem comentários: