JOHN DILLINGER
Não há dúvidas de que John Dillinger é o gângster mais aclamado da história, sendo mais amado pelo povo do que detestado, saiba mais detalhes da difícil vida de nosso querido ladrão de bancos, da infância, a Época da Grande Depressão, até a sua morte, mas lembrado e famoso até os tempos atuais.
John Herbert Dillinger nasceu em 22 de junho de 1903, em Indianápolis. Sua altura era 1.70 m. Seus pais, John Wilson Dillinger e Mary Ellen “Mollie” Lancaster, possuíam uma pequena mercearia. Mollie morreu quando John tinha apenas três anos de idade, sendo então criado por Audrey, sua irmã de 17 anos. O pai de John se casou novamente quando ele tinha um pouco mais de idade, nove anos. O pai de John sempre mudava constantemente de humor, não era um pai atencioso, e lhe batia diariamente. Com essa situação, Dillinger começou a frequentar uma gangue chamada “The Dirty Dozen”, no qual ele era líder, onde praticavam furtos de carvão em vagões ferroviários, aos 16 anos.
Tempos depois, abandonou a escola e começou a trabalhar em uma oficina mecânica.. Esperando boas esperanças do seu pai este lhe deu o desprezo. O pai de Dillinger vendeu a casa onde moravam e foi para uma fazenda em Mooresville, Indiana. Pensando que o comportamento do filho iria mudar, Sr. Dillinger estava totalmente enganado. John continuou com o seu emprego em Indianápolis e com suas atividades noturnas, envolvendo lutas, bebidas e prostitutas.
Em 1923, Dillinger se alistou na Marinha, mas acabou desistindo. Aos 20 anos, ele conheceu e se casou com Beryl Hovious, uma garota de 16 anos, mas os obstáculos de tentar manter seu emprego e de ter um casamento jovem, acabaram o levando a tomar decisões indevidas, o que acabou levando Beryl a pedir o divórcio, anos mais tarde.
Seu primeiro crime foi cometido em 6 de setembro de 1924, junto com um amigo chamado Edgar Singleton, que supostamente o incentivou a ser um gângster. Os dois roubaram a mercearia que pertencia ao Sr. Frank Morgan. Dillinger acabou batendo nele, e este acabou caindo no chão. Os dois foram presos, e Dillinger, sendo o mais jovem dos dois, e sem antecedentes criminais, foi condenado a 10 anos de prisão. Singleton, contratou um advogado, e foi solto mais cedo. Na prisão, Dillinger acabou fazendo amizade com Harry Pierpont, Van Homer Meter, Makley Charles, John Hamilton, Walter Dietrich e Clark Russel, os futuros membros de sua gangue. Em 22 de setembro, Dillinger e seus homens fugiram da Prisão Estadual de Indiana, matando acidentalmente o Xerife Jess Sarber. Em 1934, começa um relacionamento com Billie Frechette, ascendente de franceses.
Alguns bancos roubados por John Dillinger:
- Central National Bank, Indianápolis= U$ 74.000, em 23 de outubro de 1933.
- First National Bank, Iowa= U$ 52.000, em 13 de março de 1934.
- Securities National Bank, Dakota do Sul= U$ 49.000, em 6 de março de 1934.
- Comercial National Bank, Indiana= U$ 29.000, em 30 de junho de 1934.
Em 25 de janeiro de 1934, Dillinger foi preso em Tucson. Dillinger acabou sendo extraditado de avião para Indiana. Foi algemado e arrastado para o avião.
Foi neste tempo em que a famosa foto de Dillinger colocando o braço no ombro do promotor Robert Estill foi tirada, sugerida por jornalistas.
Em 27 de maio de 1934, se submete a uma cirurgia plástica plástica e começa a ficar desesperado depois da prisão de Billie, em Chicago. Fica conhecido como O Inimigo Público Nº 1 do FBI e com a sua cabeça valendo U$ 10,000 de recompensa.
Em 4 de julho, Dillinger se muda para o apartamento de Anna Sage, a ” Dama de Vermelho”, uma ex-prostituta romena com problemas de deportação. Agora, Dillinger namora com Polly Hamilton, ex-prostituta de Anna e garçonete e adota o nome Jimmy Lawrence. Sage faz um acordo com Melvin Purvis, e em 22 de julho de 1934, Dillinger convida Sage e Polly para assistir ” Manhattan Melodrama”, no Cinema Biograph, em Chicago. Sage avisou a Purvis, e os três foram ver o filme. E Dillinger sabia o tempo todo que os agentes o aguardavam lá fora.
Ao saírem do cinema, Dillinger foi baleado seis vezes nas costas. Sage foi recompensada com U$ 5.000, mas acabou sendo deportada. Morreu em 1947 de insuficiência hepática.
Mesmo com o fim trágico, John Dillinger nunca deixará de ser o Herói da Época da Grande Depressão, e do Inimigo Público do FBI, mas sempre estará em nossas memórias.
Sem comentários:
Enviar um comentário