Deusa grega Europa adorna nova nota de cinco euros
As antigas características Europa deusa grega em uma nova nota de cinco euros revelados pelo Banco Central Europeu.
Ele aparece tanto como marca d'água e um holograma na nota, que de outra forma se assemelham bastante o seu antecessor.
Outras notas vão também ser reeditadas em que é apenas a segunda série de notas de euro desde o lançamento da moeda única em 1 de Janeiro de 1999.
A nova série vai ser faseada ao longo de vários anos, com a nota de cinco euro entrar circulação em maio.
Europa tem destaque em algumas moedas de euro antes.
As novas notas estão aparecendo em um momento de incerteza contínua sobre a estabilidade da zona do euro 17 nações. No ano passado houve intensa especulação de que a Grécia possa ter dificuldades para sair da zona do euro, de modo algum pode vê-lo tão irônico que uma deusa grega é agora o rosto do euro.
Para utilizar-se estoques remanescentes em muitos países da zona do euro, os originais notas de cinco euros serão emitidas por vários meses, juntamente com os novos. As duas séries vão circular em paralelo como moeda legal.
O BCE ainda não definiu uma data de expiração para a primeira série como moeda legal, e diz que o prazo será anunciado com antecedência.
Na mitologia grega, Europa foi uma mulher fenícia nobre cuja beleza inspirou o deus Zeus para seduzi-la. Ele apareceu para ela como um touro branco e levou-a para Creta. Mais tarde, ela deu à luz Zeus três filhos, um dos quais, Minos, tornou-se governante de Creta.
A imagem usada na nota de cinco euros vem de um vaso no Museu do Louvre, em Paris. O vaso tem mais de 2.000 anos de idade e foi encontrado no sul da Itália.
Sem comentários:
Enviar um comentário