AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

segunda-feira, 29 de abril de 2013


Vamos formar uma equipa O Arrumadinho na Corrida Terry Fox?

Lembro-me de que devia ter uns 10 anos quando fiquei a conhecer a história do Terry Fox. Foi através de um filme, o "Terry Fox Story", com o Robert Duvall. Fiquei impressionado com a força daquele miúdo de 20 anos que lutou contra um cancro, que perdeu uma perna, e que começou uma corrida da costa atlântica até à pacífica do Canadá para angariar fundos para a luta contra o cancro.


Terry Fox é, ainda hoje, uma referência para toda a gente que corre. Aos 22 anos, quando iniciou a "Maratona da Esperança", de mais de 5 mil quilómetros, tinha apenas uma perna e a doença alastrava já a vários ossos do corpo, causando-lhe dores penosas. Ainda assim, Terry correu todos os dias uma média de 42 quilómetros. Pelo caminho, era aplaudido por milhares de pessoas que se juntavam a uma causa que comoveu o Canadá, os Estados Unidos e o mundo inteiro. Nunca uma iniciativa de um homem só havia contribuído tanto para dar visibilidade a uma doença que mata milhões de pessoas no mundo inteiro. Terry Fox não chegou a terminar a sua corrida. A doença passou-lhe para os pulmões e impediu-o de correr mais. Andou na estrada durante 143 dias. Fez 5.300 quilómetros. Angariou mais de 300 milhões de dólares para ajuda na investigação da cura do cancro. Foi considerado o cidadão canadiano mais importante do século XX e a segunda maior figura da história do País. Morreu poucos meses depois de ter corrido a sua "Maratona da Esperança".



A luta de Terry Fox começou com ele e prosseguiu com a Fundação, com o nome do atleta, que é, ainda hoje, uma das mais importantes associações de angariação de fundos para a investigação do cancro. Uma das formas de o fazerem é promovendo corridas por todo o mundo, com o nome do atleta. Em Portugal, a prova é já no próximo sábado, às 11h, no Parque das Nações.



E é aqui que entram os leitores deste blogue. Desafiei a Fundação a inscrever uma equipa de leitores que se vão juntar por esta causa. A corrida é de apenas 4 quilómetros, totalmente planos, e é, mais do que uma prova, um convívio e uma forma de dar visibilidade a esta causa. Eu irei, com a minha mulher e o meu filho, e quero levar mais 7 leitores, numa espécie de equipa O Arrumadinho. O que peço aos interessados é que me enviem um mail (coloquem no subject: TF) para oarrumadinho@gmail.com e me expliquem, resumidamente, porque se querem juntar a mim nesta causa. Eu escolherei sete pessoas, mas desafio todas as outras interessadas a encontrarem-se connosco, no dia da corrida, para a fazermos juntos. Apesar de estar habituado a grandes distâncias, e velocidades elevadas, desta vez irei fazer o percurso a caminhar, por isso, ninguém fica excluído.



No cartaz abaixo encontra-se o NIB para quem quiser ajudar esta causa e a Liga Portuguesa Contra o Cancro.








Sem comentários: