E você? Come frutas regularmente? Provavelmente você deve comer as clássicas, como laranja, banana, um mamão aqui, um abacaxi ali, de vez em quando... Mas, você já viu algo parecido com as frutas bizarras a seguir?
Pitaia
Com a aparência um tanto estranha, essa é a fruta de algumas espécies de cactos, nativos do México e América do Sul. Ela pesa entre 150 e 600 gramas, é doce e tem baixo nível de calorias. Inclusive, são ricas em vitamina C. Ou seja, você já pode substituir a banana-maça, que tem em média 114 calorias, pela pitaia. Que tal?
Fruta Noni
Como o nome científico morinda citrifolia e originária do sudeste asiático, a fruta noni é um tanto polêmica. Já começa pelo cheiro: de queijo ou de vômito, e ainda tem gosto ruim. Ainda assim, na Ásia (claro!) e em algumas ilhas do Pacífico, ela é utilizada para sucos, suas sementes são assadas e também são feitos chás de suas folhas.
Aqui no Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a sua comercialização, pois alguns estudos, mesmo que não totalmente conclusivos, mostram alguns casos de danos ao fígado e aos rins. Nesse caso, melhor não arriscar, né?
Rambutan (ou rambutã)
Conhecida como delícia do Pacífico e nativa da Malásia, essa fruta possui polpa doce e pouco ácida, se assemelhando à uva. E, além de ser uma fruta bem saborosa, o rambutan contém vitamina C, cálcio, carboidratos, ferro, fósforo, proteínas, potássio e vitamina B3. Ufa! Mas, como vocês podem ver, ela tem uma aparência bastante diferente. Aliás, o nome dela significa ‘peludo’, como se pode notar.
Yangmei
A árvore dessa fruta geralmente é usada para fins ornamentais. Já a fruta em si tem o sabor adocicado e ácido. A aparência externa dela lembra um pouco a amoras, né? E adivinha da onde vem essa fruta? Sim, também da Ásia!
Mangostão
O mangostão possui uma polpa mole e sabor delicado. Inclusive, tem apelidos como ‘manjar dos deuses’ e ‘a rainha das frutas tropicais’. Além de toda essa fama de fruta suculenta, o mangostão também é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes. Apesar de ser nativa do sudeste asiático (mas também???), o mangostão tem sido produzido no litoral da Bahia. Vai um pedaço?
Ocioso
Sem comentários:
Enviar um comentário