A Chanel da Pépa incendeia a net [com vídeo]
Uma campanha da Samsung com bloggers portugueses indignou a internet e obrigou a marca a retirá-la de circulação. Tudo por causa de uma mala Chanel.
Uma jovem elegantemente trajada, cabelo esticado, maquilhagem discreta, num cenário clássico de lareira ao fundo, disserta sobre o que espera para 2013. E conclui que o que gostaria mesmo era conseguir comprar, com o seu dinheiro, uma Chanel “daquelas clássicas”. A rapariga chama-se Pépa Xavier e assume a autoria do auto-intitulado blogue de moda Fashion-a-Porter. O vídeo faz parte de uma campanha da Samsung que, nas últimas 24 horas, se tornou de tal forma viral que obrigou a marca a retirá-la de circulação. São pouco mais de dois minutos durante os quais Pépa Xavier, de 25 anos, fala de alguns momentos marcantes de 2012 – como o facto de ter concluído o mestrado ou ter sido blogger oficial dos Fashion Awards – para terminar com o tal desejo consumista que, no momento de crise que Portugal atravessa, causou uma revolta generalizada na internet. O vídeo partiu de um desafio da Samsung que escolheu cinco bloggers para filmarem os seus desejos para 2013, no cenário das suas casas e rodeados por gadgets da Samsung. “Pela primeira vez, uma campanha convida os consumidores a conhecerem uma faceta diferente dos bloggers, entrando em sua casa e observando-os num ambiente intimista e pessoal. Através desta campanha, a Samsung mostra ao consumidor que é uma marca cuja tecnologia permite melhorar a vida das pessoas, inspirando o seu dia-a-dia e oferecendo momentos únicos e inesquecíveis”, lia-se no comunicado de apresentação da campanha que, apesar de já ter retirado os vídeos do seu site, até à data ainda não emitiu um comunicado oficial para justificar esta decisão. Além de Pépa Xavier, a campanha incluiu ainda vídeos com Maria Guedes (do blogue Stylista), Tiago da Costa Miranda (And This is Reality), Susana Rodrigues (The Stiletto Effect) e Rodolfo Morgado (Lab Daily), mas foi o da jovem autora de Fashion-a-Porter – com quem o SOL está a tentar falar mas sem sucesso – o mais criticado. O coro de protestos não pára de aumentar. O Facebook da Samsung foi bombardeado com comentários negativos. Por toda a rede social se encontram posts jocosos em relação ao tom ‘Linha de Cascais’ de Pépa e até à sua necessidade de um terapeuta da fala. Mais, foi criada uma página no Facebook intitulada A Pepa Quer Uma Mala, que só nas primeiras três horas já se aproximava dos quatro mil likes. Mas se alguns dos intervenientes criticam a “futilidade” de Pépa e a forma como os bloggers se tornaram figuras públicas de destaque semelhante a um actor ou a um músico, outros exaltam-se contra o facto de a marca se ter associado a pessoas com estes desejos num momento em que os portugueses atravessam tantas dificuldades. E há ainda quem veja aqui apenas um momento humorístico, como é o caso de Pedro Boucherie Mendes, director dos canais temáticos da SIC, que escreveu no seu Facebook: “Digo-o muito seriamente: tomara eu ter propostas de programas de humor como os vídeos da campanha da Samsung. Os detalhes são do melhor que há. Claro que isto é a sério, mas visto como uma série de humor, até se podia chamar Little Portugal”. Ah, mas afinal qual é a mala da discórdia? A mala em questão é a 2:55. Criada em Fevereiro de 1955 pela própria Coco Chanel, e considerada a primeira ‘mala de ombro’, ficou para a história por ter sido desenhada justamente com o objectivo de libertar as mãos das mulheres, até à data sempre ocupadas com malas de mão, e, desta forma, contribuir para a igualdade dos sexos. raquel.carrilho@sol.pt |
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