Dominguinhos e Yamandu – E o que eles se divertem?!!!
Dominguinhos é um enorme artista brasileiro! Ainda criança foi declarado pelo “rei do baião”, o histórico sanfoneiro e autor de “Asa branca”, Luís Gonzaga, herdeiro do seu legado artístico. Luís Gonzaga não poderia ter escolhido melhor!
De facto, rompendo com a possível limitação de ser apenas mais um sanfoneiro de província, Dominguinhos abriu os olhos e os ouvidos ao mundo, bebeu água de todas as fontes (coisa invejável, que se sabe ser mais importante que ter carros, parelhas e montes) e transformou-se num músico extraordinário, capaz de tornar um “baião” num standard de jazz... ou pegar num standard de jazz e contaminá-lo irremediavelmente com o sabor caipira das suas origens populares.
Há já quase um mês que um muito complicado quadro clínico o tem confinado a uma cama de hospital. Este post é também uma forma de desejar o melhor para Dominguinhos.
Hoje, depois de uma escolha que poderia ter recaído em dezenas de temas primorosamente tocados, proponho-vos este “Tico-tico no fubá”, seguido de "Asa branca/Prenda minha", recriados de forma espantosa, com a ajuda do sempre vertiginoso – e já nosso conhecido – Yamandu Costa.
Claro que enquanto fui ouvindo as várias músicas tocadas pelo Dominguinhos em parceria com o Yamandu... as minhas guitarras embalaram a trouxa e abandonaram o lar. Já me ameaçaram de que só voltam se eu prometer tentar, pelo menos, chegar a tocar “assim tipo”... como o brasileiro. Mais uma vez, terei que lhes mentir descaradamente: que sim... que vou tentar, prometo...
Bom domingo!
“Tico-tico no fubá” – Dominguinhos e Yamandu Costa
(Zequinha de Abreu)
"Asa branca/Prenda minha" - Dominguinhos e Yamandu Costa
(Luís Gonzaga/Folclore do Rio Grande do Sul)
Sem comentários:
Enviar um comentário