- Linda Martini
Primeiro foram descobertos por uma pequena mas fanática legião de fãs.
Depois
conquistaram a crítica. E aos poucos foram-se tornando numa das bandas mais
respeitadas do panorama musical português.
Nascidos em 2003, com o nome a ser inspirado pelo de uma amiga italiana,
distribuem a maqueta «Linda Martini» (2005) em espectáculos e divulgam
os seus
temas no myspace, onde são descobertos pela editora Naked, a mesma que
edita o
EP «Linda Martini», com os mesmos temas da maqueta remasterizados por Niels
Kinsela, dos God Is an Astronaut. O tema «Amor-Combate» é presença
constante
nalgumas rádios mais esclarecidas e torna-se cada vez mais urgente a
edição de
um álbum, o que veio a acontecer em Outubro de 2006, já depois de concertos
memoráveis nos festivais Super Bock Super Rock e Sudoeste e, fora de
portas, em
quatro datas pelas ilhas britânicas com os God Is an Astronaut que
levaram os
Linda Martini a Dublin, Waterford e Londres. Extremamente bem recebido pelo
público e pela crítica, «Olhos de Mongol», o álbum de estreia dos Linda
Martini,
serviu de base – durante o ano de 2007 - a uma extensa digressão por todo o
país, com passagens memoráveis por mais uma edição do festival Super
Bock Super
Rock e pelo festival de Paredes de Coura, que cimentaram o sucesso desta
banda
que é conhecida por dar tudo o que tem, até à última gota de suor, em cada
concerto.
Em 2008, os Linda Martini surgiram com um excitante pacote de novidades
discográficas: «Marsupial» (um EP em vinil com temas inéditos e raridades,
editado pela Rastilho) e em 2009 a reedição conjunta do primeiro álbum
«Olhos de
Mongol» e do primeiro EP (que nunca teve distribuição comercial) «Linda
Martini».
Os Linda Martini são: André Henriques (voz e guitarra), Cláudia
Guerreiro (baixo
e voz), Hélio Morais (bateria e voz), Pedro Geraldes (guitarra e voz).
2010 foi
o ano da edição do tão aguardado 2º disco de originais «Casa Ocupada», com
entrada directa para o 4º lugar na tabela do top Nacional de vendas e com a
edição do 1º , 2º e 3º singles e dos vídeos, de nome «Belarmino Vs.»,
«Mulher-a-Dias» e «Juventude Sónica», respectivamente.
A tour tem-se prolongado e já marcou passagem pelo “Super Bock em Stock”,
“Paredes de Coura”, “Optimus Alive” e “Noites Ritual”, entre outros.
Este ano foram escolhidos para marcar presença num dos mais respeitados
Festivais Europeus do chamado Indie/Rock, o Primavera Sound de Barcelona.

Sem comentários:
Enviar um comentário