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quinta-feira, 23 de agosto de 2012


Metrô do Porto: moderno e eficiente

Na sequencia de nossa viagem pelos subterrâneos das metrópoles do Mundo, hoje chegamos ao Metrô da Região Metropolitana do Porto, Portugal, que pelas características geográficas da região (rio, mar, montanhas) acabou por se transformar num dos principais projetos de construção da União Européia. Acontece que o Metrô do Porto contou com a construção simultânea de várias linhas a partir do ano 2000, com previsão de entrega da primeira linha em 2002, considerado por muitos um projeto irrealizável. Mas tudo correu dentro do previsto e hoje ele funciona com uma rede repartida em 6 linhas (com 8 serviços, incluindo um serviço expresso) espalhadas por sete cidades da área metropolitana: Porto, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e Gondomar. São 80 estações distribuídas por 70 km de linhas duplicadas, maioritariamente à superfície, com 9,5 km da rede enterrada. Com a ajuda das fotos do russo Ilya Varlamov vamos conhecer o moderno Metrô do Porto, com suas estações bem projetadas, túneis novos e antigos e pontes fantásticas que cortam o Rio Douro. Pode se dizer que andar no Metrô do Porto, ao contrário de outras metrópoles onde quase tudo fica no subsolo, é uma viagem maravilhosa com visuais super interessantes.
Todas as fotos deste post são em alta resolução, clique para ampliá-las. 


A primeira linha do Metro do Porto que liga Senhor de Matosinhos à estação da Trindade (linha A) foi inaugurada no dia 7 de Dezembro de 2002 pelo então primeiro ministro Durão Barroso, circulando em regime experimental no final do ano de 2002. Nesta primeira fase, a rede possuía apenas 11,8 km e 18 estações, todas de superfície, sendo o antigo túnel ferroviário da Lapa, reconvertido para a rede do metro, o único percurso subterrâneo.



No dia 5 de Junho de 2004 a linha foi estendida até ao Estádio do Dragão, pronta para o Campeonato Europeu de Futebol, a Euro 2004, que decorreu naquele ano em Portugal. A rede ganhou 3,8 km de linha e 5 novas estações no centro do Porto, em túnel subterrâneo aberto propositadamente para o metro.



No dia 13 de Março de 2005, abriu o primeiro trecho da segunda linha, a linha B, aumentando a rede em quase 7 quilômetros e 5 novas estações de superfície, ligando Pedras Rubras, a partir da Estação da Senhora da Hora já existente para a linha A, ao Estádio do Dragão. Esta nova linha usa o canal ferroviário da linha da Póvoa, aberto no século XIX, e que ligava a Póvoa de Varzim ao Porto. Uma outra nova linha, a Linha C, abriu meses depois no dia 30 de Julho chegando até ao centro da cidade da Maia, o que significou um novo aumento de 6 km de linha e 6 novas estações de superfície, parte da linha C, foi construída no antigo canal da linha ferroviária da Trofa. A partir dai todas as outras linhas foram sendo concluídas e em 2006 o projeto inicial foi totalmente entregue a população. 




Andar pelo Metrô do Porto possibilita visuais como este, na passagem pela Ponte Dom Luis I, e por vários outros pontos da Região Metropolitana. 
















Outra grande virtude do Metrô do Porto são as modernas Estações, equipadas com o que existe de melhor no sistema de vendas de ticktes e com espaço para a fluência rápida dos passageiros e visitantes.  

















E outra grande atração do Metrô do Porto são os pequenos bondes (se é que pode se dizer assim) que são cabines que transportam os passageiros em diversos níveis. É que a cidade do Porto e algumas cidades vizinhas que recebem o sistema, foram construídas em planos diferentes às margens do Rio Douro. Sendo assim, quando os passageiros precisam chegar às estações se utilizam dessas cabines. A viagem, principalmente para os visitantes, se transforma num outro passeio turístico. 









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