A 31 de agosto de 1939, enquanto o sol se punha na cidade alemã de Gliwice junto a fronteira polaca, alguns carros atravessaram as ruas rapidamente e pararam em frente à grande torre da estação de radio da cidade. Esta maravilha de madeira chamada “torre Eiffel da Silesia” é a estrutura mais alta da Europa.
Dos carros desembarcaram vários homens à paisana, porem um deles era Franciszek Honiok, um alemão católico que tinha sido detido por promover movimentos e manifestações contra Hitler na região da Silesia, região que hoje é da Polónia. Honiok usava um uniforme polaco naquele dia.
O que fazia ele ali? Pois estava contra a sua vontade. Aqueles homens que desceram dos carros eram oficiais das SS a paisana. Honiok foi “escolhido” pela Gestapo para o sacrifício e assim dar um ar de autenticidade à encenação que estava por acontecer.
O plano era simples, soldados alemães deviam organizar actos de terrorismo ao longo da fronteira com a Polónia e retirar-se deixando corpos vestindo uniformes do exercito polaco. De quem eram esses corpos? Podemos dizer que após os ataques os nazistas tinham alguns “indesejáveis” a mais nos seus campos de concentração.
De todos os ataques planeados pelas SS, o da estação de Gliwice era de longe o mais importante. Uma vez capturada a estação de radio uma mensagem em polaco e alemão seria emitida. Isto era sem duvidas o grande lance da operação.
Um dia antes do planeado ataque à Polónia, Alfred Naujocks e seus homens, todos das SS, entraram na estação de radio de Gliwice prendendo seus funcionários (alemães ) obrigando-os a emitir uma mensagem anti-alemã.
Um dos soldados, Karl Hornack, quem falava bem o polaco, começou a transmitir a mensagem dizendo algo como “Atenção, esta é Gliwice. A estação de radio esta agora nas mãos da Polónia“.
Enquanto Hornack falava , um dos engenheiros desligou a transmissão sem ninguém perceber. Porem, o dano estava feito. Aquelas primeiras palavras foram escutadas em toda a Europa. No outro dia Hitler já estava acusando a Polónia de agressão, iniciando a infeliz cadeia de acontecimentos que levaram a segunda guerra mundial.
E o que aconteceu com Franciszek Honiok? Bem, ele nunca soube o que estava acontecendo pois estava drogado. Pouco antes das SS se retirarem da estação de radio executaram-no com um tiro na cabeça.
Hoje a estação de Gliwice esta no território polaco e é um museu. A sua imponente torre de madeira é usada hoje para a instalação de antenas de celular.
Sem comentários:
Enviar um comentário