AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

IMAGENS RARAS DE HELEN KELLER FALANDO

Muitos devem conhecer a história de Helen Keller, mas eu vou escrever um pequeno prefácio para dar contexto ao raro vídeo apresentado no centro deste post. Hellen nasceu em 1880 e, devido a escarlatina, ficou cega e surda antes de completar dois anos. A pequena foi condenada a viver em uma reclusão perpétua de breu e de silêncio pelo resto de sua vida, antes mesmo de aprender a se comunicar, de entender a sua situação e até a sua própria existência. Isso fez com que ela se tornasse uma criança irritadiça e violenta.

Imagens raras de Helen Keller falando em 1930
Seus pais buscaram ajuda e acabaram sendo encaminhados para uma escola especializada em crianças cegas, onde Hellen passou a ser tutorada por uma das ex-alunas chamada Anne Sullivan, que também era cega e na época tinha 20 anos. Nesse momento nascia uma historia de amizade de quase 50 anos entre as duas.

No primeiro encontro, quando Anne reparou que Hellen segurava uma boneca, pegou a mão da pequena e escreveu com o dedo na sua palma "b o n e c a". Como não sabia que cada objeto tinha um nome, Hellen ficou irritada com aquele gesto. E cada vez que Anne tentava, Hellen ficava ainda mais frustrada com aquela coisa chata que causava coceira na sua mão e começou a ter reações cada vez mais violentas, até que um dia irrompeu de raiva e destruiu a boneca. Anne já não sabia mais o que fazer até que um dia teve a intuição de por a mão de Helen na água e escreveu em sua palma "a g u a". Foi como se abrisse a porta da prisão de Hellen.
Imagens raras de Helen Keller falando em 1930
Hellen Keller e Anne Sulivan.
Desde aquele dia uma obstinação, um verdadeira monomania, se apossou de Hellen que pela primeira vez discernia um fundamento que dava sentido às coisas e se tornou uma esponja querendo saber todas as palavras do mundo. Ela aprendeu inglês, alemão, francês e se tornou escritora, conferencista e ativista social. Hellen foi a primeira pessoa surda e cega a conquistar um bacharelado.

Anne demonstrou a Hellen como "escutar", colocando seus dedos sobre a garganta, nariz e lábios. Ela associava as vibrações com palavras e seu tato se desenvolveu a um nível tão sofisticado que era capaz de diferenciar as mais tênues mudanças, se tornando então especialista em braille e em linguagem de sinais na palma da mão. Bem, acho que agora dá para entender a grandeza do seguinte vídeo:

Anne acompanhou Helen por toda a sua vida, como assistente, ainda mesmo depois que se casou. Ela morreu em 1936 tendo Hellen a seu lado, todo o tempo segurando a sua mão. Hellen publicou ao todo 12 livros e foi condecorada pelo presidente dos EUA com a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior honraria que um civil pode receber.

VÍDEO

A história de sua vida se tornou filme em 1962, sendo agraciado com 2 oscars. Em 2000 a Disney decidiu revisitar a história com um remake para televisão, que você pode ver abaixo, na íntegra.

VÍDEO

www.mdig.com.br

Sem comentários: