Vergonha
Em Inglaterra, a cadeia de supermercados Waitrose, oferece uma moeda
(uma chapa) a cada cliente que faz compras acima dum determinado valor.
O cliente, à saída, tem, normalmente, três caixas, cada uma em nome
duma instituição social sediada no município, para receber as referidas
moedas, de acordo com a opção do cliente.
Em Inglaterra, a cadeia de supermercados Waitrose, oferece uma moeda
(uma chapa) a cada cliente que faz compras acima dum determinado valor.
O cliente, à saída, tem, normalmente, três caixas, cada uma em nome
duma instituição social sediada no município, para receber as referidas
moedas, de acordo com a opção do cliente.
Periodicamente, são contadas as moedas de cada caixa e a empresa entrega em dinheiro, à respectiva instituição, o valor correspondente, donativo esse que, diminui os seus lucros mas, também, tem o devido tratamento em termos de fiscalidade.
Em Portugal, as campanhas de solidariedade custam ao doador:
_ uma parte para a instituição.
_ outra parte para o Estado.
_ mais uma boa parte para a empresa que está a “operacionalizar” (?!...) a acção.
Um país de espertos, até na ajuda aos mais necessitados.
Mas nós ficamos quietos e calados, ou então, estupidificamos porque queremos...
Muito triste, muito triste, mas é bom saber...
Leiam s.f.f. e repassem.
Programa de luta contra a fome.
Ora veja:
Decorreu num deste fins de semana mais uma ação, louvável, do programa
da luta contra a fome mas,....façam o vosso juízo !
A recolha em hipermercados, segundo os telejornais, foi cerca de 2.644
toneladas !
Ou seja 2.644.000 Kilos.
Se cada pessoa adquiriu no hipermercado 1 produto para doar e se esse
produto custou, digamos, 0.50 € (cinquenta cêntimos), repare que:
2.644.000 kg x 0,50 € dá 1.322.000,00 € (1 milhão, trezentos e vinte e
dois mil euros), total pago nas caixas dos hipermercados.
Quanto ganharam???:
- o Estado: 304.000,00 € (23% iva)
- o Hipermercado: 396.600,00 € (margem de lucro de cerca de 30%).
produto custou, digamos, 0.50 € (cinquenta cêntimos), repare que:
2.644.000 kg x 0,50 € dá 1.322.000,00 € (1 milhão, trezentos e vinte e
dois mil euros), total pago nas caixas dos hipermercados.
Quanto ganharam???:
- o Estado: 304.000,00 € (23% iva)
- o Hipermercado: 396.600,00 € (margem de lucro de cerca de 30%).
Nunca tinha reparado, tal como eu, quem mais engorda com estas campanhas...
Devo dizer que não deixo de louvar a ação da recolha e o meu respeito
pelos milhares de voluntários.
MAIS....
É triste, mas é bom saber...
- Porque é que os madeirenses, receberam apenas 2 milhões de euros da
solidariedade nacional, quando o que foi doado eram 2 milhões e 880 mil?
Querem saber para onde foi esta "pequena" parcela de 880.000,00 € ?? !!!!!!
A campanha a favor das vítimas do temporal na Madeira, através de
chamadas telefónicas é um insulto à boa-fé da gente generosa e um
assalto à mão armada.
Pelas televisões a promoção reza assim:
pelos milhares de voluntários.
MAIS....
É triste, mas é bom saber...
- Porque é que os madeirenses, receberam apenas 2 milhões de euros da
solidariedade nacional, quando o que foi doado eram 2 milhões e 880 mil?
Querem saber para onde foi esta "pequena" parcela de 880.000,00 € ?? !!!!!!
A campanha a favor das vítimas do temporal na Madeira, através de
chamadas telefónicas é um insulto à boa-fé da gente generosa e um
assalto à mão armada.
Pelas televisões a promoção reza assim:
Preço da chamada 0,60 € + IVA.
São 0,72 € no total.
O que por má-fé não se diz, é que o donativo que deverá chegar (?!!) ao
beneficiário madeirense é de apenas 0,50 €.
Assim, oferecemos 0,50 € a quem carece mas cobram-nos 0,72 €, mais 0,22 €, ou seja, 30%.
Quem ficou com esta diferença ?
1º - a PT com 0,10 € (17%), isto é, a diferença dos 50 para os 60.
2º - o Estado com 0,12 € (20%), referente ao IVA sobre 0,60 €.
Numa campanha de solidariedade, a aplicação deu uma margem de lucro
pela PT e da incidência do IVA pelo Estado, são o retrato da baixa
moral a que tudo isto chegou.
O que por má-fé não se diz, é que o donativo que deverá chegar (?!!) ao
beneficiário madeirense é de apenas 0,50 €.
Assim, oferecemos 0,50 € a quem carece mas cobram-nos 0,72 €, mais 0,22 €, ou seja, 30%.
Quem ficou com esta diferença ?
1º - a PT com 0,10 € (17%), isto é, a diferença dos 50 para os 60.
2º - o Estado com 0,12 € (20%), referente ao IVA sobre 0,60 €.
Numa campanha de solidariedade, a aplicação deu uma margem de lucro
pela PT e da incidência do IVA pelo Estado, são o retrato da baixa
moral a que tudo isto chegou.
A RTP anunciou, com imensa satisfação, que o montante doado atingiu os
2.000.000,00 €.
Esqueceu-se de dizer que os generosos pagaram mais 44%, ou seja, mais
880.000,00 €, divididos entre a:
Esqueceu-se de dizer que os generosos pagaram mais 44%, ou seja, mais
880.000,00 €, divididos entre a:
_ PT, 400.000,00 €, para a ajuda dos salários dos administradores.
_ Estado, 480.000,00 €, para auxílio do reequilíbrio das contas públicas e aos trafulhas, que por lá andam.
A PT, cobra comissão de quase 20%, num acto de solidariedade !!!
O Estado, faz incidir IVA, sobre um produto da mais pura generosidade!!!
O Estado, faz incidir IVA, sobre um produto da mais pura generosidade!!!
ISTO É UMA TOTAL FALTA DE VERGONHA, SOB A CAPA DA SOLIDARIEDADE.
É BOM QUE O POVO SAIBA, QUE ATÉ NA CONFIANÇA SOMOS ROUBADOS.
ISTO É UM TRISTE ESBULHO, À BOLSA E AO ESPÍRITO DE SOLIDARIEDADE DO POVO PORTUGUÊS !!!
Pelo menos.
DENUNCIE !
Sem comentários:
Enviar um comentário