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segunda-feira, 1 de junho de 2015

Privatização da TAP e do Metro envoltas no nevoeiro negro da corrupção. Raquel Varela e Carlos Paz, denunciam a fraude.

Privatização da TAP e do Metro envoltas no nevoeiro negro da corrupção. Raquel Varela e Carlos Paz, denunciam a fraude.



A privatização do Metro de Lisboa é mais uma farsa que visa 
beneficiar os privados e lesar o interesse público. Raquel Varela leu o 
caderno de encargos e garante que não entende como é que é possível 
ue aquilo que lá viu, seja legal. Tal é o descaramento com que nos roubam. 



Como se tem provado pela discussão pública em torno deste assunto, 
o objetivo da privatização não é a defesa do interesse público, mas 
sim a criação de novas áreas de negócio para os privados.
O modelo de concessão a privados em nada resolve os problemas 
de dívida das empresas públicas. Aliás, o Governo sabe disso tão 
bem que até se disponibiliza para que os contribuintes fiquem a pagar 
a chamada dívida histórica da empresa, retirando esse encargo do 
futuro subconcessionário e oferecendo-lhe assim a empresa ‘limpa’ 
de dívidas e pronta apenas para gerar lucros operacionais. Raquel 
Varela explica sem papas na língua, a falcatrua que está por trás da 
privatização da Carris e do Metro. Basicamente, como esta PPP, os 
prejuízos ficam por nossa conta (Estado) e os “privados” ficam os lucros!
Não deixe de ver este video... e partilhar. Portugal precisa de saber. 
As privatizações até poderiam ser positivas para o país, mas apenas 
em determinados sectores e levadas a cabo por representantes 
públicos capazes de defender os interesses de quem os elegeu e 
não os interesses privados de quem os compra.

De seguida deixo-os com mais uma denúncia do economista e 
comentador, Carlos Paz, que também consultou o caderno de 
encargos da privatização da TAP, e expõe a forma corrupta como 
a privatização está a ser levada a cabo. Uma vergonha que deveria 
revoltar o país inteiro, não por ser privatizada, mas pela forma como o fazem.
Na privatização da TAP estamos a ser ALDRABADOS
O processo de privatização da TAP foi desenhado por pessoas 
sem escrúpulos, foi aprovado por políticos desonestos, está a ser 
conduzido por corruptos e, apesar da existência da capa de uma 
comissão independente (ciosa da ribalta mediática), será concluído 
a forma que melhor servir uma enorme rede de interesses instalados.
Sem qualquer respeito pelo País, pela empresa, pelos seus 
trabalhadores e pelos trabalhadores de TODAS as empresas 
cuja atividade depende diretamente da atividade da TAP.
Para que se perceba a ENORMIDADE do que está a ser feito e a 
forma IGNOMINIOSA como está a ser feito, vale a pena conhecer 
alguns exemplos do processo:
O Caderno de Encargos da Privatização diz que é necessária a 
recapitalização da empresa, mas não diz:
- Com que valores;
- Em que prazos;
- Qual a necessidade de capitais públicos.
O Caderno de Encargos da Privatização diz que é necessária 
a renovação da frota, nomeadamente da Portugália, mas não diz:
- Em quanto tempo;
- Com que tipo de aviões;
- Quais as idades médias que se pretendem para a frota no curto e no médio prazo.
O Caderno de Encargos da Privatização diz que é necessária 
a manutenção do HUB do Aeroporto de Lisboa, mas não diz:
- O que é um HUB em concreto;
- Qual o volume de atividade da companhia que terá de permanecer na base de Lisboa;
- Como se vai regular (e supervisionar) esta atividade (e que acontecerá no pós-portela).
O Caderno de Encargos da Privatização diz que é possível uma compra 
e até 61% da Empresa, mas não estabelece:
- Percentagens concretas;
- Prazos e preços para o remanescente;
- Condições de salvaguarda da posição do Estado (de TODOS nós).
Resumindo: o Caderno de Encargos é PROPOSITADAMENTE:

- Omisso;
- Confuso;
- Aberto nas alternativas;
- Tecnicamente INCOMPETENTE.
Qual é o OBJETIVO?
Tornar IMPOSSÍVEL qualquer comparação OBJETIVA entre as diversas 
Propostas em jogo.
Então, qual o PORQUÊ de ser assim?
Para permitir, mesmo sob a capa de uma pseudo-comissão 
pseudo-independente, fazer a escolha do VENCEDOR não pelo 
interesse Nacional ou pelo interesse da Empresa mas sim baseado 
nos critérios que, PARA QUEM DECIDE, melhor sirvam os seus interesses:
- Melhor financiamento partidário;
- Mais dinheiro pago por fora;
- Garantias de Emprego de futuro para os decisores;
- Garantias de não averiguação de todo um passado de DESVIOS, 
ERROS, OMISSÕES e INCOMPETÊNCIA na Gestão da Empresa;
Quando for anunciado o vencedor de uma coisa teremos todos a 
CERTEZA: Independentemente de ser ou não aquela que era a 
melhor proposta para os interesses da Empresa ou do País, é, de 
certeza, a melhor proposta para os INTERESSES PARTICULARES de quem decidiu!
***
NADA tenho contra uma economia em que os fatores produtivos sejam 
privados, desde que regulados e supervisionados.
NADA tenho contra a privatização da TAP que, do ponto de vista técnico, 
é INDISPENSÁVEL para a sobrevivência da companhia a prazo.
NADA tenho contra empresários privados que apostem o seu 
investimento na mira da obtenção de uma remuneração JUSTA e 
HONESTA do seu capital.
TUDO tenho contra uma economia selvagem em que um Estado,
PROPOSITADAMENTE fraco, é manietado por políticos corruptos
 (de TODAS as cores), por grupos de interesses, por gente INDIGNA.
TUDO tenho contra QUALQUER privatização sem que, PROPOSITADAMENTE, existam 
condições para regular e supervisionar a empresa depois de privatizada 
(são disto exemplos claros o BES, a PT, a EDP, a REN, a ANA, os CTT, etc…).
TUDO tenho contra empresários que sem qualquer pudor alimentam 
esquemas de COMPADRIO e CORRUPÇÃO que têm como consequência 
o enriquecimento ilícito da maioria dos intervenientes no processo, à custa 
a MISÉRIA, do DESESPERO e da DESTRUIÇÃO das vidas de quem, com o esforço do seu trabalho, a única coisa que pretende é uma vida condigna.
Desculpem-me o desabafo: Já CHEGA de tanta PORCARIA! Já CHEGA de 
tanta ALDRABICE! Já CHEGA de tanta CORRUPÇÃO! Já CHEGA de 
estarmos CALADOS! 


http://apodrecetuga.blogspot.com

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