AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

NICOLA TESLA E A SUA ARMA PARA "FABRICAR" TSUNAMIS

Este artigo assinado por Nikola Tesla foi publicado em 21 de abril de 1907 pelo diário The World, de Joseph Pulitzer. Nele, o inventor sérvio explica em detalhes o funcionamento de seus torpedos teleguiados e propõe um sistema eficaz para combater os temíveis encouraçados da época: um dispositivo capaz de detonar sob a água uma carga explosiva capaz de provocar uma onda gigante que poderia engolir embarcações inimigas.

A máquina de Tsunamis de Tesla
Ilustrado por Worden G. Wood e sob o título "Tesla's tidal wave to make war impossible", o artigo é um resumo das obsessões de Tesla: um sistema de ataque submarino, que tentou vender uma e outra vez ao Departamento de Defesa, e sua pretensão de acabar com as guerras mediante uma arma tão temível que fosse capaz de dissuadir qualquer ataque. "Não estão longe os tempos", escreve Tesla, "em que as perdas tremendas de uma guerra acabarão".
A máquina de Tsunamis de Tesla
A ideia, explica no artigo, era colocar uma carga explosiva em um torpedo teleguiado e fazê-lo chegar até as proximidades do encouraçado. Carregado com umas 30 toneladas de dinamite, a carga poderia ser detonada a distância no momento adequado provocando uma gigantesca perturbação na água e abrindo um buraco de quase 200 metros de profundidade junto ao navio. 

- "É inútil imaginar o efeito de uma erupção semelhante em uma nave situada nas proximidades, por maior que seja", assegurava o inventor. "A frota completa de um grande país, situada nos arredores, seria destruída", afirmava.
A máquina de Tsunamis de Tesla
Segundo os cálculos de Tesla, "o primeiro impacto seria fatal e nos próximo dez segundos a nave afundaria por completo e se precipitaria sobre o buraco... algo parecido a uma queda livre. Depois o navio afundaria abaixo da superfície, para não regressar jamais".

Os conspiranóicos dizem que a ideia de Tesla foi colocada em prática de alguma forma pelo exército dos Estados Unidos muitos anos depois, durante as provas nucleares submarinas do pacífico.


http://www.mdig.com.br

Sem comentários: