Os terraços podem se transforma em grandes jardins, especialmente em ambientes urbanos densos, onde cada espaço disponível foi utilizado prédios habitacionais e comerciais. Em muitas cidades espalhadas pelo mundo, onde o espaço ao ar livre é escasso, arquitetos e construtores estão transformando os terraços em playgrounds com piscinas e hortas. Mas em Jacarta, na Indonésia, um empreendedor transformou o telhado de um shopping em um bairro inteiro de casas, ruas pavimentadas, quadra de tênis e vegetação exuberante.
|
O Cosmo Park está instalado a dez andares no topo do Thamrin City Mall, no centro de Jacarta, mas parece um verdadeiro vilarejo no chão.
Dentro do telhado de 12 mil metros quadrados, há 78 sobrados com ruas asfaltadas bem arrumadas, onde as crianças andam de bicicleta e os idosos passeiam com seus cães.
Os moradores podem dirigir seus carros até o telhado por uma rampa. Uma alta cerca de metal corre ao redor do perímetro para garantir que ninguém caia ou saia.
Os moradores do Cosmo Park sentem que a comunidade é mais segura do que um subúrbio comum, estando localizada no topo de um prédio, mas não é tão isolada quanto morar em um apartamento.
Com uma população de mais de 10 milhões e três vezes maior que a área de Jacarta, a cidade pode em breve precisar construir mais bairros em cima dos edifícios existentes.
A vida no solo tornou-se insuportável para muitos devido a inundações crônicas que ocorrem a cada estação chuvosa.
Isso é exacerbado pelo fato de que Jacarta está afundando à medida que mais e mais água subterrânea do aqüífero subterrâneo é bombeada para fins de consumo, lavagem e construção. Além disso, o nível do mar na Baía de Jacarta está aumentando a cada ano.
Jacarta está entre as cidades mais densas do mundo, a par com Tóquio, com cerca de 14.000 habitantes por quilômetro quadrado. Mas Tóquio e outras megacidades na Ásia estão crescendo verticalmente.
Em contraste, a densidade de Jacarta está se espalhando horizontalmente com casas unifamiliares de baixo crescimento.
Esse desenvolvimento leva à escassez de terras, deixando pouco espaço para moradias e parques a preços acessíveis.
A cidade é extremamente deficiente em espaços verdes: menos de 10% da área da cidade é destinada a parques e jardins abertos.
O Cosmo Park não é o único bairro que ocupa o espaço de um terraço Jacarta. Há outro, um complexo habitacional de luxo chamado The Villas, no topo do Mall of Indonesia, no norte de Jacarta.
Estas casas são vendidas a preços que variam de 3 a 5 bilhões de rupias indonésias, o equivalente a 790.000 a 1.350.000 reais. Ou seja não são moradas para qualquer bolso.
vídeo
Fonte: Guardian.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário