Mexcaltitán é uma pequena aldeia localizada em uma ilha de um dos lagos existentes nos estuários ao norte de San Blas, no município de Santiago Ixcuintla, no estado mexicano de Nayarit. A ilha é fascinante à vista de pássaro, exibindo duas ruas paralelas que cruzam a ilhota oval de norte a sul, e duas outras de leste a oeste, cujo centro do cruzamento forma uma praça. A única outra rua corre ao redor da ilha em círculo, paralela e não longe da orla.
|
01
Há uma igreja, lojas, um salão de jogos, um museu e um escritório administrativo na área central da vila, enquanto casinhas de adobe, tijolo e cimento, se alinham as ruas de terra e se estendem até a beira da água. Durante vários meses, durante a estação das chuvas, as águas inundam as ruas, tornando a viagem de barco a única opção. Por esse motivo, a ilha ganhou o apelido de "Veneza Mexicana".
Nos anos 1960, os intelectuais mexicanos começaram a especular sobre a possibilidade de que Mexcaltitán fosse a mítica Aztlán, a terra ancestral dos astecas, antes de partirem, em 1091, em sua peregrinação para fundar Tenochtitlán -a moderna Cidade do México-. Outros historiadores seguiram esta proposta e consideraram-na válida, mas estudos posteriores concluíram que não e a teoria foi descartada.
Atualmente, Mexcaltitán é um centro turístico de reconhecimento nacional tendo a pesca do camarão como principal propulsor econômico dos habitantes da ilha. Os homens dirigem-se para as zonas úmidas perimetrais no início da noite em pequenas embarcações, para regressar pouco antes do amanhecer com as suas capturas.
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
VÍDEO
V14
Sem comentários:
Enviar um comentário