A BELA ARTE DA JARDINAGEM -A topiaria é tão antiga quanto a própria arte da jardinagem, ainda que a primeira designe a atividade de dar formas artísticas às plantas, sobretudo o buxinho (Buxus sempervirens), mediante corte com tesouras de podar. Para conseguir "esculpir" uma planta é preciso, às vezes, esperar vários anos de intervenções que consistem de variadas técnicas, entre elas a utilização de estacas e armações para guiar o crescimento e obter as formas que seriam impossíveis de outra maneira.
A topiaria é tão antiga quanto a própria arte da jardinagem
|
AS INCRÍVEIS PINTURAS ESCULPIDAS DE KRONID GOGOLEV - Kronid Gogolev é um mestre entalhador que cria obras de arte incrivelmente detalhadas inspiradas na vida rural e provincial das regiões do norte da Rússia. Mas falar que as obras de Kronid se estabelecem somente na capacidade de usar o formão ou cinzel seria uma sacanagem sem tamanho. Suas intrincadas pinturas de madeira são algo que podemos aproximar do terreno do inacreditável. Só vendo para entender!
Kronid Gogolev é um mestre entalhador que cria obras de arte incrivelmente detalhadas inspiradas na vida rural
|
Kronid Gogolev nasceu em 1926, na província de Novgorod. Seu pai, um ex-padre, lhe deu o nome bastante incomum de Kronid, que significa "Zeus", um nome que muitos dizem que ele, eventualmente, converteu para o deus russo da escultura em madeira.
Quando tinha 16 anos, lutou na Segunda Guerra Mundial e participou na libertação da região de Leningrado, da Estônia e Polônia. Em 1953 Kronid Gogolev entrou para a Escola de Artes Gráficas de Leningrado, e após a formatura se mudou para a cidade de Sortavale, na Carélia, uma região rica na arquitetura em madeira.
Tornou-se famoso em 1984, depois de fazer duas exposições em Moscou, e no ano que se seguiu tornou-se membro da União dos Artistas da URSS exibindo sua arte única tanto na Rússia quanto em vários países do mundo. Apesar de não gostar nem um pouco de glamourização e ser avesso aos cliques fotográficos, Kronid tem uma lista de fãs famosos, como o premiê fódão Vladimir Putin, o simpático e inesquecível Boris Yeltsin, ou X9 da KGB, patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Aleixo II, que possuía algumas das suas esculturas de madeira.
http://www.mdig.com.br/
Sem comentários:
Enviar um comentário