EXPLIQUEM-ME LÁ COMO É QUE UM GAJO CONSEGUE MANTER A AUTO ESTIMA QUANDO TODOS OS DIAS É VÍTIMA DE DESILUSÕES, TRAPAÇAS, MENTIRAS.
QUANDO ESTÁ DOENTE E NÃO TEM DINHEIRO PARA SE TRATAR, DESCONTANDO DÉCADAS, TRABALHANDO, CONSTRUINDO, QUANDO É DESEMPREGADO DE LONGA DATA E NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR A RENDA NEM SE ALIMENTAR DECENTEMENTE.
QUANDO ASSIM QUE ACORDA SÓ OBSERVA HIPOCRISIA, UMBIGUISMO, FINGIMENTO E DEMAGOGIA.
QUANDO DESEJANDO JÁ DE ESTAR REFORMADO TODO OS DIAS LEVA COM A CERTEZA QUE REFORMADO SÓ NA COVA DAS TABULETAS.
QUANDO VIVE ENCHARCADO DE PROMESSAS QUE DURAM HÁ QUASE MEIO SÉCULO ESQUECENDO O QUE JÁ SOFREU NO TEMPO DA DITADURA SALAZARISTA/MARCELISTA.
QUANDO A AMIZADE SIGNIFICA NA MAIOR PARTE DAS VEZES CONVENIÊNCIA E INTERESSES, QUANDO SE APERCEBE QUE O EGOÍSMO É TANTO QUE AS PESSOAS MAIS PARECEM BICHOS ACOSSADOS E COM MEDO QUE OUTROS SINGREM NA VIDA, OU TENHAM O ESSENCIAL PARA SE MANTEREM VIVOS.
QUANDO DE DENUNCIAM E DELATAM COMPANHEIROS COMO BUFOS IMITADORES DA PIDE, SEMPRE QUE UM MISERÁVEL RECEBA TRÊS CÊNTIMOS PARA COMER MESMO QUANDO FEZ TUDO PARA OS MERECER.
QUANDO HÁ OS QUE ENALTECEM E VALORIZAM ELEGENDO OS QUE ROUBAM E SÃO CULPADOS DIRECTOS OU INDIRECTOS DA MISÉRIA, DO GRANDE FOSSO, QUE EXISTE ENTRE POBRES E RICOS NESTE PAÍS.
NÃO SE PODE, É DIFÍCIL EXISTIR AUTO ESTIMA, QUANDO SE TEM RAZÃO NO COMBATE ÀS INJUSTIÇAS E SE VÊ QUASE SOZINHO, QUANDO SE FAZ A CRÍTICA VERDADEIRA, A QUE DESAPROVA A MARGINALIZAÇÃO, A EXPLORAÇÃO, E VÊ OUTROS ASSOBIANDO PARA O LADO COM UM SORRISO DE COMPAIXÃO MAS SEMPRE COM A FACA NA ALGIBEIRA.
A AUTO ESTIMA É REALMENTE UM PODEROSA ARMA PARA NOS SENTIR-MOS FELIZES MAS DA MANEIRA COMO SE VIVE NESTE PAÍS É O ESTIGMA SOCIAL QUE LEVA À MARGINALIZAÇÃO, QUE FAZ AS MAIORES FERIDAS MESMO NAQUELES QUE LUTAM, SEMPRE LUTARAM E FORAM VÍTIMAS DE TRAIÇÃO E SACANICE MESMO DENTRO DA SUA CLASSE.
António Garrochinho
Sem comentários:
Enviar um comentário