AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Polícia espanhola detém dono das Clínicas Vital Dent por fraude


As detenções, incluindo as de outros 12 altos cargos do grupo, foram feitas em vários locais da região Madrid.
A alegada fraude agora detectada pela justiça espanhola ascenderá a vários milhões de euros NÉLSON GARRIDO
A polícia espanhola deteve nesta terça-feira o dono da cadeia de clínicas dentárias Vital Dent, assim como outros 12 altos cargos do grupo, por suspeita de fraude, branqueamento de capitais e evasão fiscal.As detenções foram feitas em vários locais da Comunidade de Madrid, pela unidade da Polícia Nacional espanhola especializada em crime económico e fiscal. Entre os detidos conta-se o uruguaio Ernesto Colman, fundador e dono do grupo, assim como o responsável de operações em Itália.
"Os detidos formavam parte de um grupo organizado criado dentro da estrutura empresarial, para evitar pagar impostos. Para fugir às obrigações fiscais, o máximo responsável da empresa depositava as receitas das [clínicas] franqueadas em entidades bancárias da Suíça ou do Luxemburgo", adiantou a polícia num comunicado.
Posteriormente, parte desse capital era reinvestido em Espanha, na aquisição de imóveis, veículos de gama alta, artigos de luxo e mesmo um avião, completando assim a operação de branqueamento. A fraude terá sido feita às clínicas franqueadas.
Além das detenções, a polícia espanhola realizou 15 operações de apreensão de documentos e bens nas sedes da Vital Dent. Na operação, baptizada de Topolino, a polícia espanhola apreendeu um avião privado e 36 carros de luxo.
A Vital Dent é uma empresa espanhola que, desde 1997, tem vindo a espalhar-se em sistema de franchising. Conta com uma rede de mais de 350 clínicas em toda a Espanha, que também passou por Portugal.
Em Fevereiro de 2012, a Ordem dos Médicos Dentistas de Portugal anunciou que iria processar as clínicas Vital Dent por publicitarem uma especialidade (implantologia) que "não existe" e atender os utentes por um comercial, sem qualquer formação clínica.
Em declarações à agência Lusa, na altura, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Orlando Monteiro da Silva, afirmou ter tido conhecimento desta situação através de várias queixas de colegas.
Segundo o bastonário, eram "recorrentes as diligências disciplinares de inquérito aos dirigentes da Vital Dent", embora neste caso tenha havido um agravar da situação.
A OMD detectou duas situações ilegais: por um lado, a promoção, em folhetos comerciais, de serviços de médicos dentistas "especialistas em implantologia", que não existem; e, por outro, a introdução, nas suas clínicas, da figura comercial do chamado "assessor odontológico".
A alegada fraude agora detectada pela justiça espanhola ascenderá a vários milhões de euros e as detenções ocorreram perante o "risco de fuga" do dono da Vital Dent.

Sem comentários: