Em muitos países, um vestido de noiva é uma manifestação da herança de um casal, tanto cultural quanto social. A cor, a forma e os detalhes são desenhados de acordo com seus costumes e crenças religiosas. Na Turquia, por exemplo, a noiva veste um cinto de "virgindade" vermelho para dar sorte, e na Eritreia ela usa acessórios como uma coroa e manto feitos de veludo de cor roxa com uma túnica dourada; uma vestimenta considerada horrorosa pela maiorias dos ocidentais. Claro, não há duas noivas iguais, e as tradições podem variar por região. Vamos dar uma olhada em como são os vestidos de noiva usados ao redor do mundo?
|
Uma linda mulher búlgara usa seu vestido de noiva tradicional nas montanhas de Rhodope. Felizmente, para ela, não existe a tradição de ser trollada pela sogra (continue lendo e você já vai entender)
Via: Stoyan Nenov/Reuters
Antes que uma noiva turca deixe a casa de seu pai para a cerimônia de casamento, um irmão ou tio amarra um cinto de virgindade vermelha ao redor de sua cintura. A cor significa sorte, sexualidade e felicidade.
Via: Umit Bektas/Reuters
Em um casamento em Ribnovo, Bulgária, o rosto da noiva é pintado de branco e decorado com lantejoulas coloridas por sua sogra. O costume é secular e é um dos destaques da cerimônia que dura dois dias.
Via: Stoyan Nenov/Reuters
As noivas do Sri Lanka combinam tradições orientais e ocidentais, vestindo saris seda pesadamente bordados e véus europeus. Suas jóias devem incluir um número ímpar de pedras preciosas, já que números ímpares são considerados auspiciosos.
Via: Dinuka Liyanawatte/Reuters
De acordo com o Tznius, um guia judaico de modéstia, a noiva ultra-ortodoxa deve usar um vestido folgado que cubra tudo, inclusive o seu rosto e as mãos.
Via: Ronen Zvulun/Reuters
Noiva tradicional no Tajiquistão usa um vestido branco simples sobre um par de calças. No decorrer da cerimónia, que pode durar dias, ela usa outros vestidos correspondentes.
Via: Nozim Kalandarov/Reuters
A indonésia é composta ao todo por 8.000 ilhas, e a moda varia conforme a região. A maioria das noivas veste cores vibrantes com bordados pesados.
Via: Beawiharta/Reuters
Três dias antes de uma mulher indonésia casar, ela pode ter suas unhas, mãos e pés pintados com pássaros e flores de henna.
Via: Damir Sagolj/Reuters
Vermelho profundo, rosa e roxo são as cores preferidas de uma noiva paquistanesa no dia de seu casamento. Alguns casais colocam guirlandas em torno de si como um símbolo de amor e aceitação.
Via: Akhtar Soomro/Reuters
16 enfeites, além de um sari vermelhão ou uma saia lehenga, adorna a noiva indiana da cabeça aos pés. Este costume, chamado Solah Shringar, inclui o pó vermelho brilhante aplicado no cabelo, gemas da orelha e correntes amarradas ao redor dos tornozelos.
Via: Anindito Mukherjee/Reuters
Em Núbia, a noiva usa três véus: um colorido no alto da cabeça, um simples sobre seu rosto, e um branca que cobre a cabeça inteiramente.
Via: Noor Khamis/Reuters
Vestuário tradicional do casamento na Eritreia inclui coroas feitas com veludo de cor escura e vestes em roxo e dourado. A noiva combina sua roupa com o marido.
Via: Finbarr O'Reilly/Reuters
O traje nacional de Tuvan reflete um modo de vida nômade. O vestuário poderia facilmente ser usado ao montar um cavalo e apresentam cores vivas e riqueza de detalhes.
Via: Ilya Naymushin/Reuters
Um dia antes de um casamento tibetano, o noivo dá a sua noiva um vestido de casamento e jóias, que podem incluir uma mantilha, peças de prata que adornam suas tranças, ou um amuleto que contém uma pequena estátua de metal do Buda.
Via: Damir Sagolj/Reuters
Ainda que a noiva palestina use um vestido branco deslumbrante no dia do casamento, o vestido henna -usado na noite anterior- tem um lugar especial em seu coração. A cor é personalizada para a noiva e é feito a mão por sua mãe.
Via: Mohammed Salem/Reuters
Na serra de Lima, Peru, as noivas tradicionais usam muito vestidos rodados vermelhos e pretos, feitos por várias camadas de tecido de algodão, com saiotes fortemente bordados.
Via: Lucero Del Castillo/Reuters
A moda ocidentais se infiltrou no Jordão, onde noivas usam vestidos brancos tradicionais e ouro ou jóias de prata. Muitas vezes, um pano de seda verde adorna suas cabeças, já que a cor simboliza o crescimento, harmonia e segurança.
Via: Ali Jarekji/Reuters
Em Mali, a noiva umsa uma espécie de robe (ou tùnica) chamado de kaftan, que coincide com a cor do dashiki do noivo. Enquanto o branco é mais comum, algumas festas de casamento optam por rosa ou roxo, as cores da realeza Africana.
Via: Juan Medina/Reuters
O traje tradicional coreano, chamado de hanbok, vem sendo usado por noivas por milhares de anos. Ele inclui um casaco de mangas compridas e uma saia de cintura alta feita de algodão branco ou seda.
Via: Wong Maye-E/AP
Um quimono branco-neve é envolto em torno das noivas tradicionais no Japão. A mantilha de seda combinando, chamada de tsunokakushi, esconde seus "chifres do ciúme" e sinaliza sua intenção de se tornar uma esposa obediente.
Via: Itsuo Inouye/AP
A noiva marroquino dá um show com três trocas de roupa. Durante a recepção, ela troca o kaftan branco por uma roupa que reflete a religião de sua família.
Via: Eve Coulon/Reuters
Uma noiva nigeriana se destaca por sua blusa de renda colorida e estampados kaftans, muitas vezes feitos de tecidos indianos importados. Contas de corais e uma mantilha completam o look.
Via: Akintunde Akinleye/Reuters
Na Chechênia, onde um código de vestimenta que enfatiza a modéstia é rigorosamente aplicado, as noivas usam vestidos brancos que as cobrem da cabeça aos pés. Fechos de metal adornam o busto, e um cinto de prata -uma herança passada de mãe para filha- vai pendurado em sua cintura.
Via: Musa Sadulayev/AP
As noivas iraquianas tradicionais podem definir o recorde de mais trocas de roupa. Cada um de seus sete vestidos tem uma cor diferente do arco-íris. O vermelho representa o amor e romance.
Via: Bakr al-Azzawi/Reuters
Nesta foto uma noiva italiana, Alexandra preferiu se casar de verde com o jogador romeno Adrian Mutu, por acreditar que a cor pode trazer sorte e fertilidade. Mas a maioria esmagadora das noivas italianas, no entanto, prefere o vestido branco tradicional.
Via: Reuters
As noivas americanas nem sempre usaram branco. Ao longo do século 19, elas usavam o que consideravam seu melhor vestido, já que era impossível limpar tecidos brancos com a mão e eram reservados para os ricos.
Via: Wikimedia Commons
A rainha Vitória quebrou esse status quo em seu casamento de 1840, quando decidiu se casar com um vestido de cetim de seda branco, em vez da cor prata que a realeza devia usar, conforme o protocolo daqueles tempos. As revistas femininas abraçara a ideia, e o vestido branco de noiva acabou se tornando quase que um padrão em todo o mundo.
Via: Stephen Lam/Reuters
Sem comentários:
Enviar um comentário