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quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

HISTÓRIA - PASTELEIRAS - BICICLETAS ANTIGAS - PARTE 1 - VEJA AQUI IMAGENS LINDAS DAS BICICLETAS QUE AINDA HOJE RODAM PELO NOSSO PAÍS E UM POUCO DA SUA HISTÓRIA PELO MUNDO


NO DIA 14 DE JULHO DE 1880 FOI DISPUTADA A PRIMEIRA CORRIDA DE BICICLETAS EM PORTUGAL, PRECISAMENTE NA FOZ DO DOURO ENTRE
MATOSINHOS E O CASTELO DA FOZ. A ORGANIZAÇÃO DESTE EVENTO FICOU À RESPONSABILIDADE DO
RECÉM FUNDADO CLUBE VELOCIPEDISTA PORTUENSE QUE NASCEU DO ENTUSIASMO QUE AS BICICLETAS PROVOCARAM NESTA CIDADE.

Vemos portanto que a marginal da cidade invicta junto à Foz é desde há mais de uma centena de anos, palco para eventos de recreio e desporto ligados à história da bicicleta.
Com esta ideia em mente, a Invictus Cycle United e O Veterano Cyclista uniram-se para proporcionar aosvelocipedistas portuenses, e não só, um evento inspirado nos passeios do passado com jogos e bicicletas do passado neste exacto local histórico — o Jardim do Passeio Alegre.
O ponto de partida é pelas 11 horas da Rotunda da Boavista, descendo depois pelas avenidas históricas da Boavista e Marechal Gomes da Costa até à marginal da Foz para um picnic e convívio do século passado com jogos tradicionais da malha e fisgadas ao alvo. Vai haver também a presença dum fotógrafo da Invictus Real e C.ª a registar retratos para Cabinet Cards dos velocipedistas trajados e acompanhados das suas machinas.
Posto isto, vamos então celebrar a véspera de Reis a pedal e com um sentimento de nostalgia pelos nossos veteranos cyclistas dos tempos de outrora.
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PRÉMIOS A PASTELEIRA | VELO CULTURE
ORGANIZAÇÃO INVICTUS CYCLE UNITED | O VETERANO CYCLISTA

FOTOGRAFIA ANTIGA 03 — TRIO VELOCIPEDISTA

Inglaterra, ca. 1895, surge esta fantástica imagem que tenho na minha colecção de originais. Um grupo de 3 Nobres cyclistas trajados a preceito, prestes a partirem em passeio num Domingo depois de almoço? Ou será numa paragem já durante o caminho? Ou é já mesmo depois do regresso a casa? O que é certo é que o passeio não deve de ter sido longo, pois os faróis para a iluminação à noite não estão colocados nas machinas.
Apreciem as roupagens dos três personagens e as suas bicicletas com especial destaque para a Raleigh do cavalheiro da esquerda.
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CYCLES TERROT DIJON 1898 — CHAINE LAVIGNE

EM 1890, CHARLES TERROT INTRODUZIU A MANUFACTURA DE BICICLETAS À SUA FÁBRICA DE DIJON NA FRANÇA. POSTERIORMENTE FOI PATENTEADOR DE GRANDES INOVAÇÕES TÉCNICAS, ENTRE ELAS, UMA CORRENTE DESIGNADA DE CHAINE LAVIGNE.

A Terrot tornou-se notória por ter construído bicicletas francesas de alta gama e das mais caras disponíveis no mercado durante a passagem do século XIX para o século XX. Oito anos após a primeira machina desta fábrica ter sido construída, nasceu uma peça que tenho o prazer de guardar humildemente na minha colecção. Com 114 anos de idade, é precisamente uma máquina Terrot Dijon com o sistema de transmissãoLavigne e que actualmente é considerada uma das raras peças que se pode ter a sorte de encontrar no mundo do coleccionismo das bicicletas desse período.
Basicamente a lógica é invertida da de uma corrente normal o que lhe confere um aspecto bastante robusto e intimidante. Neste caso, os dentes fazem parte da corrente e encaixam em espaços delimitados por roldanas na pedaleira e roda livre, o que em contraste com a sua aparência, resulta num pedalar bastante agradável.
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CYCLES CLÉMENT — A HISTÓRIA NOS CARTAZES

LA PLUS IMPORTANTE & LA PLUS ANCIENNE MANUFACTURE DE FRANCE

A Clément foi uma das mais emblemáticas fabricantes de bicicletas francesas durante o período de viragem do século XIX para o XX. Aliada à grande qualidade das machinas, a publicidade era outro dos investimentos de mercado da marca, tendo ao longo da sua existência, comissionado aos artistas e desenhadores francesas da época alguns dos cartazes mais conhecidos da história do ciclismo. Apresento de seguida uma selecção dessas obras de arte, dispostas por ordem cronológica de forma a que se percepcione também a evolução dosvelocipedes ao longo deste períodosejam de corrida ou passeio.
Clément et Cie Tricycles bicycles Paris rue Brunel, 20 / [affic
Manufacture de bicycles et tricycles perfectionnés, Clément ç
Bouisset / Firmin / 1859-1925 / 0440. Fernand Clément et Cie, P
Ancourt / Edward / 0440. Clément. Paris / [affiche] / [Edward A
Moore / George / 1805-1875 / 0440. Clément [cycles], Paris ...,
Moore / George / 1805-1875 / 0440. Clément [cycles], Paris ...,
Baylac / Lucien / 1851-1911 / 0440. La Plus importante et la plu
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HERCULES CYCLES 1930 — MARCA DE DURABILIDADE

A HERCULES CYCLE & MOTOR COMPANY LTD FOI UMA EMPRESA DE MANUFACTURA DE BICICLETAS FUNDADA A 9 DE SETEMBRO DE 1910. O NOME É PROVENIENTE DA ASSOCIAÇÃO À DURABILIDADE E ROBUSTEZ.
A COMPANHIA FUNDADA POR EDMUND E HARRY CRANE TEVE INÍCIO EM COVENTRY STREET, BIRMINGHAM, INGLATERRA. NUMA FASE INICIAL, PRODUZIA 25 BICICLETAS POR SEMANA.

Outra peça da minha humilde colecção é esta grande rival da Raleigh, uma Hercules manufacturada na década de 30 em Birmingham, Inglaterra. A bicicleta apresenta um fabrico de elevada qualidade com um ar simultâneamente robusto e leve, de componentes e secções muito finas e refinadas. Os cachimbos por exemplo, são recortados com uma forma oval de maneira a reduzir o peso e a acrescentar detalhe. De salientar são também os guarda-lamas muito elegantes, sobretudo o da frente com um término fora do comum e interessante. Não menos importante, é o raro e enorme selim Brooks B90, uma versão extinta nos anos 40 do actual modelo B33.
Como se pode verificar nas imagens, a pintura ainda brilhante tem presente a magnífica filetagem original dourada e vermelha, e alguns dos decalques, pormenores claramente a serem preservados, longe de restauros que iriam destruí-los para sempre. Os restantes componentes sofreram mais com a idade, e a explicação é por serem niquelados. A niquelagem é uma recubertura protectora dos metais semelhante à cromagem, mas de brilho mais macio e, na minha opinião, de cor mais agradável mas infelizmente menos resistente às oxidações. Esta característica em particular é suficente para nos indicar que se trata de uma máquina pré anos 40, pois até lá, o processo de cromagem ainda estava a ser descoberto. De qualquer forma, com a idade que tem, o estado da bicicleta é surpreendente.
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FOTOGRAFIA ANTIGA 02 — VELOCIPEDISTA ALEMÃO

Continuando a série de fotografias e postais antigos, aqui fica mais uma da minha colecção de originais. É uma Carte de Visite da Alemanha datada de 1902. Um pormenor interessante é o do travão da machina, algo rudimentar para a época. Está localizado atrás da roda da frente, junto à forqueta, em que para travar, o ciclista tinha que o pressionar com o pé contra a roda, o que não deve de ser muito seguro sobretudo em dias de chuva. O fabuloso traje do cavalheiro dispensa comentários!
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FOTOGRAFIA ANTIGA 01 — INGLESES

Aqui fica a primeira de uma série contínua de Fotografias e Postais antigos da minha colecção pessoal e não só, que retratam as bicicletas e seus utilizadores durante o período da viragem do século XIX para século XX.
DOIS JOVENS CAVALHEIROS INGLESES, C. 1900. NÃO CONSEGUI IDENTIFICAR AS MÁQUINAS.
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RALEIGH SPORTS 1965 — O COMEÇO

PARA INICIAR A ACTIVIDADE DESTE ESPAÇO, NADA MELHOR QUE APRESENTAR A PASTELEIRA QUE ORIGINOU TODO ESTE FASCÍNIO.

Uma Raleigh modelo Sports de roda 26″ fabricada em 1965 na cidade de Nottingham – Inglaterra, que descobri muito bem guardada num palheiro ao pé de casa. Apesar da camada de ferrujem, gordura e sujidade, foi amor à primeira vista e fiz logo todos os possíveis para entrar em acordo e ficar com ela.
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Só o facto de ouvir os mais velhos mencionarem constantemente nas suas histórias as bicicletas inglesas Raleigh como sendo as melhores máquinas dos seus tempos, deixou-me entusiasmado e levou-me imediatamente a pesquisar e a reunir o maior número de informação possível que me ajudasse a colocar a minha recente aquisição de novo a rolar. Esta busca de informação levou-me também a descobrir que a minha bicicleta ao longo dos anos, causado pelos milhares de kilómetros percorridos, foi perdendo alguns dos componentes originais por outros de “desenrasque”, e que estes iriam ter que ser repostos para voltar a estar completa de novo. Os pedais bem como a pedaleira que ela tinha montados são exemplo disso pois eram de fabrico nacional. As restantes peças tinham a gravação da Raleigh, símbolo de originalidade. Foi também necessário substituír algumas partes danificadas e adquirir outras que estavam em falta. Mais tarde, o quadro foi também substituído para um maior e mais confortável para a minha altura.
Outra das questões importantes que estudei e ponderei bastante foi que método de recuperação utilizar. Sendo eu um apreciador de bicicletas e velharias em geral que tenham à vista as marcas do tempo e a patine, pus logo de parte fazer um restauro exaustivo. Desmontei a máquina peça a peça e dei-lhe uma limpeza seguida de uma lubrificação. O resultado final ficou muito do meu agrado, pois a ferrujem que ela tinha era maioritariamente de superfície e de fácil limpeza. Os cromados estavam ainda em muito bom estado e portanto após uma passagem com lã de aço, ficaram brilhantes de novo. O quadro levou um tratamento semelhante, seguido de um polimento.
Ao todo, foi um processo demorado, sobretudo a reposição das peças originais em falta, mas sabendo que fiz o salvamento e tudo o resto com as proprias mãos, no final deu muito mais prazer poder pedalar de novo numa máquina histórica que mais cedo ou mais tarde iria parar ao ferro velho.
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pasteleiras.wordpress.com

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