AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Queixa dos trabalhadores do Pingo Doce


É sabido que Soares dos Santos, chefe da Jerónimo Martins, gosta do slogan “sabe bem pagar tão pouco”… aos seus trabalhadores e trabalhadoras. Não é novidade para ninguém que nos supermercados deste grupo – bem como noutros… – os direitos de quem trabalha não são respeitados.
Ora, os trabalhadores do Pingo Doce, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, dos Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), estiveram em luta. Distribuíram panfletos (imagem abaixo), onde apelam à mobilização dos clientes para reclamar e obrigar Soares dos Santos a respeitar os direitos laborais nas suas empresas, que apresentam lucros anuais milionários à custa de baixos salários e todas as tropelias. Estes trabalhadores pedem a toda a gente que preencha o “impresso de reclamação” no interior das lojas ou, em alternativa, que escrevam para o milionário chefe da Jerónimo Martins.
Concretamente, os funcionários do Pingo Doce acusam Soares dos Santos de não respeitar os direitos associados às licenças de maternidade ou o estatuto de trabalhador-estudante, de impor horários ultra flexíveis e sem aviso prévio, de não respeitar integralmente o pagamento do subsídio de férias, de não pagar aos trabalhadores precários o acrescento salarial respeitante aos domingos e de vigiar os funcionários com câmaras durante o trabalho. É um rol infindável de incumprimentos e de atropelos aos direitos dos trabalhadores.
Como sempre dissemos, Soares dos Santos acumula com um negócio fácil, está autorizado a expandi-lo como entende e ainda tem todo o descaramento. Por tudo isto e porque está a tornar-se insuportável viver e trabalhar no país de todas as impunidades, os Precários Inflexíveis estão obviamente do lado destes trabalhadores e trabalhadoras em luta e apelam ao protesto, desejando que ele consiga contrariar a ganância de quem explora sem vergonha.

Fonte: Precarios.net

Sem comentários: