AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sábado, 20 de junho de 2015

SABIA QUE OS SUECOS FORAM UM EXEMPLO PARA OS NAZIS !?

Uma das crenças da ideologia nazi era a superioridade da raça ariana, mantendo a "higiene racial" mediante a eugenesia -a melhoria dos traços hereditários humanos mediante várias formas de intervenção, como a eliminação ou a esterilização, por exemplo. Esta ideia não foi original dos nazis senão dos suecos, essa sociedade considerada paradigmática e exemplar, mas que também tem podres históricos.

Sabia que os suecos foram todo um exemplo para os nazistas?
Em 1922, o Parlamento sueco aprovou, pela primeira vez no mundo, a criação do Instituto Nacional de Biologia das Raças para examinar a antropologia do povo sueco e estabelecer uma classificação das diferentes raças.

Os cientistas reuniram dados, estatísticas e fotografias de ao menos 100.000 suecos para dito estudo. Em 1926 publicaram os resultados no livro "Swedish racial studies", escrito pelo professor Herman Lundborg, diretor do Instituto. Até aqui tudo certo.

O caso é que depois da aprovação em 1934 da lei de esterilização pelo governo de Per Albin Hansson, apoiado por todos os partidos políticos, o estudo foi utilizado para "higienizar a raça".
Sabia que os suecos foram todo um exemplo para os nazistas?
Desde a aprovação dessa lei até sua revogação em 1975, mais de 60.000 pessoas foram esterilizadas por serem consideradas deficientes, imbecis, desviados e uma carga para a sociedade. Isto não é tudo: 4.500 pessoas foram lobotomizadas por serem indesejáveis, na maioria das vezes sem o consentimento de suas famílias.

Acreditem ou não, há mesmo algumas pessoas que indicam que esta eugenesia foi a responsável pelo relativo sucesso escandinavo. E o pior? Se seguirmos arranhando o verniz que cobre as ignomínias históricas, encontraremos práticas de eugenesia em países como Noruega, Áustria, Suíça, Alemanha e,  EUA

 http://www.mdig.com.br

Sem comentários: