AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

MULHERES COM INSTRUMENTO MUSICAL - A PINTURA DE MARIA SZANTHO

Mulher com Instrumento Musical - Pintor Maria Szantho



Maria Szantho nasceu em 31 de julho de 1897 na cidade de Szeged, que fica na parte sul da Hungria. 


Seu nome completo com a ortografia correta é húngaro "bácsai Szánthó Mária". O apelido "bácsai" deve ser escrito com letras minúsculas 'b' 

Ela se casou três vezes. Todos os três de seus maridos faleceram e ela nunca teve filhos. Seu terceiro marido foi o Dr. Ferenc Klauschek, 
 O primeiro amor de Szantho Maria era a música, ela foi uma pianista talentosa e terminou seus estudos de música como professora. Ela obteve seu diploma na Academia de Música húngaro no piano faculdade. Seu Diploma foi assinado por Zoltán Kodály o famoso compositor húngaro.


 


Maria Szantho exibiu da década de 1920 nas principais galerias de arte, como o Mucsarnok em Budapeste. Ela teve uma exposição coletada em Budapeste em 1936. Seu trabalho é atemporal. Ela se especializou em mulheres que retrata posando nuas contra uma paisagem,  Seus modelos são hedonisticamente retratados, ela usou elementos do impressionismo e romance.  O seu primeiro amor era a música, seus retratos e nus, muitas vezes são impregnados de temas musicais e ambientes idílicos . Banjo, violino ou pandeiro foram alguns dos instrumentos musicais  que ela representou nas suas pinturas. Lembro-me de quando eu era uma criança, eu sempre brincava com esses instrumentos. 

Em 1939, ela representou a Hungria com três pinturas na Feira Mundial de Nova York. As pinturas enviadas à Feira Mundial de Nova York nunca foram devolvidas não sabe se foram para a Hungria por causa do início da Segunda Guerra Mundial.









danceswithcolors.blogspot.com

Sem comentários: