Onde está o $ 500 mn? Cruz Vermelha promete casas para 130 mil haitianos, "constrói apenas 6 '
04 de junho de 2015
Quando um terremoto devastador atingiu o país mais pobre do hemisfério ocidental em 2010, a Cruz Vermelha americana foi uma das organizações na vanguarda do esforço humanitário para reconstruí-lo um ano depois, o lançamento de um esforço de vários milhões de dólares.
Uma investigação descobriu que a Cruz Vermelha Americana não utilizou $ 500 milhões de dólares e em seguida, tentou encobri-lo. Apesar do anunciado sucesso ONG, contas privilegiadas apontam para falhas.
O principal programa - LAMIKA (um acrônimo para Creole 'uma vida melhor no Meu Bairro ") - foi a construção de centenas de casas permanentes para abrigar cerca de 130.000 pessoas que vivem em extrema pobreza depois do terremoto.
Agora, em 2015, o bairro de Port-au-Prince de Campeche está tão degradado como antes, com quase todas as novas construções com lixo espalhado ao redor, animais que andam pelas ruas, e as pessoas em condições sub-padrão em barracos self-made.
"Muitos moradores vivem em barracos feitos de chapa de metal enferrujado, sem acesso a água potável, eletricidade ou saneamento básico. Quando chove, as suas casas inundam-se.
A investigação indicou a uma série de erros e mentiras que rodeiam o esforço para o Haiti
Proposta interna da Cruz Vermelha colocam o número de casas a serem construídas em 700 em janeiro de 2013. Na realidade, apenas seis casas foram realmente construídas.
"Pedimos á Cruz Vermelha para nos mostrar o seu programa de projetos no Haiti para que pudéssemos ver os resultados do seu trabalho. Ele se recusou, " diz o relatório.
Parte da razão por trás do fracasso é que a Cruz Vermelha "não têm o know-how" e "eles não tinham experiência em desenvolvimento", disseram ex-funcionários
OUTRAS EMPRESAS CONSTRUIRAM 9.000 casas em comparação com seis da Cruz Vermelha."
De acordo com o relatório, a ONG exibia uma atitude arrogante - poucas pessoas sabiam falar francês e o crioulo local..
140,000 dólares foram gastos com moradia e alimentação, e R & R de um gerente de projeto.
"Um monte de dinheiro foi gasto com essas pessoas que não eram do Haiti, que não tinham nada a ver com o Haiti. O dinheiro estava indo de volta para os Estados Unidos, " um haitiano que coordenou habitação expatriados para a Cruz Vermelha confessou.
A organização não forneceu detalhes de como ele utilizou os quase US $ 500 milhões, que recebeu, nem deu detalhes específicos de como seus projectos foram realizados. No entanto em várias declarações promocionais disse que a ONG tinha reparado cerca de 4.000 casas, erguidos abrigos temporários para milhares de famílias, e doou 44 milhões dólares para a ajuda alimentar e construção de hospitais.
A Cruz Vermelha já havia estado envolvida em vários escândalos como no caso do furacão Katrina
O terremoto no Haiti foi apresentado como "uma oportunidade de angariação de fundos espetacular"dentro da organização, de acordo com um ex-funcionário envolvido com o programa.
Um grande número de pessoas de alto perfil e organizações doaram para a causa, incluindo Michelle Obama, muitos astros de Hollywood, e a NFL.
Depois se descobriu que a organização continuou a recolher fundos para projectos de ajuda de emergência, mesmo depois de ter atingido os seus objectivos. O dinheiro extra foi utilizado para a erradicação da dívida da própria Cruz Vermelha Americana, que ultrapassou US $ 100 milhões.
Sem comentários:
Enviar um comentário