AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

CRUZ VERMELHA ESCONDEU 500 MILHÕES DE DÓLARES DESTINADOS AO HAITI - A CRUZ VERMELHA DAS 700 CASAS QUE FICOU DE CONSTRUIR APENAS CONCLUIU 6

Onde está o $ 500 mn? Cruz Vermelha promete casas para 130 mil haitianos, "constrói apenas 6 '

04 de junho de 2015 
AFP Photo / Thony Belizaire
AFP Photo / Thony Belizaire
Quando um terremoto devastador atingiu o país mais pobre do hemisfério ocidental em 2010, a Cruz Vermelha americana foi uma das organizações na vanguarda do esforço humanitário para reconstruí-lo um ano depois, o lançamento de um esforço de vários milhões de dólares.

Uma investigação descobriu que a Cruz Vermelha Americana não utilizou $ 500 milhões de dólares  e em seguida, tentou encobri-lo. Apesar do anunciado sucesso ONG, contas privilegiadas apontam para falhas.
O principal programa - LAMIKA (um acrônimo para Creole 'uma vida melhor no Meu Bairro ") - foi a construção de centenas de casas permanentes para abrigar cerca de 130.000 pessoas que vivem em extrema pobreza depois do terremoto.
Agora, em 2015, o bairro de Port-au-Prince de Campeche está tão degradado como antes, com quase todas as novas construções com lixo espalhado ao redor, animais que andam pelas ruas, e as pessoas em condições sub-padrão em barracos self-made.
"Muitos moradores vivem em barracos feitos de chapa de metal enferrujado, sem acesso a água potável, eletricidade ou saneamento básico. Quando chove, as suas casas inundam-se. 

Uma mulher haitiana vivendo em um acampamento para as pessoas afetadas pelo terremoto de janeiro de 2010 abrange seu rosto enquanto ela reage depois de sua barraca casa foi destruída pela tempestade tropical Isaac fora de Port-au-Prince 26 de agosto de 2012. (Reuters / Swoan Parker)


A investigação indicou a uma série de erros e mentiras que rodeiam o esforço para o Haiti 
Proposta interna da Cruz Vermelha colocam o número de casas a serem construídas em 700 em janeiro de 2013. Na realidade, apenas seis casas foram realmente construídas.
"Pedimos á Cruz Vermelha para nos mostrar o seu programa de  projetos no Haiti para que pudéssemos ver os resultados do seu trabalho. Ele se recusou, " diz o relatório.
Parte da razão por trás do fracasso é que a Cruz Vermelha "não têm o know-how" e "eles não tinham experiência em desenvolvimento",  disseram ex-funcionários 

Reuters / Allison Shelley




OUTRAS EMPRESAS CONSTRUIRAM 9.000 casas em comparação com seis da Cruz Vermelha."

De acordo com o relatório, a ONG exibia uma atitude arrogante  -  poucas pessoas  sabiam falar francês e o crioulo local..

Um sobrevivente do terremoto lava as mãos em um balde, doado pela Cruz Vermelha do Haiti para controlar as infecções, perto de um helicóptero danificado em um acampamento provisório no centro de Port-au-Prince 30 de outubro de 2010. (Reuters / Eduardo Munoz)



 140,000 dólares foram gastos com moradia e alimentação, e R & R de um gerente de projeto.  
"Um monte de dinheiro foi gasto com essas pessoas que não eram do Haiti, que não tinham nada a ver com o Haiti. O dinheiro estava indo de volta para os Estados Unidos, " um haitiano que coordenou habitação expatriados para a Cruz Vermelha confessou.

A organização não forneceu detalhes de como ele utilizou os quase US $ 500 milhões, que recebeu, nem deu detalhes específicos de como seus projectos foram realizados. No entanto em várias declarações promocionais disse que a ONG tinha reparado cerca de 4.000 casas, erguidos abrigos temporários para milhares de famílias, e doou 44 milhões dólares para a ajuda alimentar e construção de hospitais.

Uma mulher lava suas roupas em uma lagoa perto de Cité Soleil, em Port-au-Prince, 21 de março de 2015. (Reuters / Andres Martinez Casares)



A Cruz Vermelha já havia estado envolvida em vários escândalos como no caso do furacão Katrina 
O terremoto no Haiti foi apresentado como "uma oportunidade de angariação de fundos espetacular"dentro da organização, de acordo com um ex-funcionário envolvido com o programa.
Um grande número de pessoas de alto perfil e organizações doaram para a causa, incluindo Michelle Obama, muitos astros de Hollywood, e a NFL.
Depois se descobriu que a organização continuou a recolher fundos para projectos de ajuda de emergência, mesmo depois de ter atingido os seus objectivos. O dinheiro extra foi utilizado  para a erradicação da dívida da própria Cruz Vermelha Americana, que ultrapassou US $ 100 milhões.

Sem comentários: