O Conto dos Heike (Heike Monogatari)
Por ser jovem demais, Antoku era guardado e cuidado por sua avó, a Senhora Nii. Durante longos anos, os samurais do pequeno imperador Heike batalharam contra outro clã samurai, os Genji (ou Minamoto), enquadrando um período de intensas batalhas conhecido como Guerras Genpei (1180-1185).
Imperador Antoku |
Foi em Dan no Ura, próximo ao Mar Interior japonês, no dia 24 de Abril de 1185 que a batalha decisiva ocorreu: os Heike se encontravam em menor número e tiveram suas estratégias de combate descobertas pelo clã inimigo.
Os Genji, em maior numero e com técnicas novas, realizaram um verdadeiro massacre. Quando os poucos sobreviventes Heike previram uma derrota inevitável, se atiraram no mar e morreram afogados. Temendo algo de ruim com seu pequeno neto, Lady Nii o levou para um barco e lá o pobre garoto perguntou a sua avó:
– Para onde você vai me levar?
Com o rosto regado de lágrimas senhora Nii, acariciou Antoku e tentou confortá-lo. Neste momento ele já havia percebido o seu destino. Juntou a palma de suas mãos e com um gesto de quem está a orar, reverenciou o Leste, despedindo-se do deus Deesi e posteriormente curvou-se para o oeste, em reverência ao Nembutsu. Após a despedida, Ankoto foi para os braços de sua avó que disse:
- Nas profundezas do oceano está nossa capital! – E atirou-se no mar, onde ambos tiveram o mesmo fim dos últimos soldados Heike.
A destruição do exército Heike naquele ano marcou o fim dos 30 anos de governo do clã que quase desapareceu para sempre. Os últimos membros que sobreviveram foram 43 mulheres.
Atualmente, todos os anos, os descendentes Heikes vão ao santuário Akama que contém o mausoléu do antigo imperador de setes anos, Antoku. Lá eles orquestram uma cerimônia em homenagem aos guerreiros Heikes que morreram em Dan no Ura.
Batalha de Dan no Ura |
Atualmente a população local destes animais vem crescendo em grande escala, já que não possuem mais o homem como predador.
Acredita-se que o espírito de Antoku vagueia pelos mares do Japão na forma de caranguejo a vigiar e proteger os descendentes Heikes.
Autor: Áviner Reis, Taberna Do Fauno
Referências:
"One Voice in the Cosmic Fugue" -Cosmos, Episódio 2 por Carl Sagan (1980)
FRÉDERIC, Louis. O Japão: dicionário e civilização. Ed. Globo, São Paulo, 2008.
"One Voice in the Cosmic Fugue" -Cosmos, Episódio 2 por Carl Sagan (1980)
FRÉDERIC, Louis. O Japão: dicionário e civilização. Ed. Globo, São Paulo, 2008.
tabernadofauno.blogspot.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário