Dorsal Mesoatlântica
|
01
No Atlântico norte, separa as placas euro-asiática e a norte-americana, enquanto no Sul separa a africana e sul-americana. A DMA é dividida por um profundo vale ao longo de sua crista, com uma largura aproximada de 10 quilômetros e com paredes que atingem os 3 quilômetros de altura. Este vale é a divisória de duas placas divergentes do fundo do oceano onde o leito marinho está em expansão, de acordo à teoria tectônica de placas. O vale existente na dorsal continua alargando-se a razão de uns 3 centímetros anuais.
O local onde a DMA é mais visível é no Parque Nacional Thingvellir, no sudoeste da Islândia. O vão entre as placas da Eurásia e da América do Norte pode ser visto claramente nas fissuras ou falhas que atravessam a região, a maior, Almannagjá, sendo um verdadeiro cânion.
Ali também encontramos a fissura Silfra, um popular local de mergulho e snorkel, bem na costa norte de Thingvallavatn, o maior lago natural da Islândia, onde os turistas podem mergulhar entre as duas placas tectônicas.
02
Mapa da Dorsal Meso-Atlântica.
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
Fonte: EPOD.
http://www.mdig.com.br/
Sem comentários:
Enviar um comentário