AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

A DORSAL MESOATLÂNTICA NA ISLÂNDIA - Dorsal Mesoatlântica (DMA), ou crista oceânica do Atlântico, é uma cordilheira submarina localizada ao longo do fundo do Oceano Atlântico e o Oceano Ártico por mais de 65.000 km, como a costura de uma bola de beisebol. É a mais longa cadeia de montanhas sobre a terra, no entanto mais de 90% está localizada debaixo d'água. Há poucos lugares na Terra onde ela se projeta para fora da superfície do oceano, sob a forma de algumas ilhas, uma das quais é a Islândia.

Dorsal Mesoatlântica  (DMA), ou crista oceânica do Atlântico, é uma cordilheira submarina localizada ao longo do fundo do Oceano Atlântico e o Oceano Ártico por mais de 65.000 km, como a costura de uma bola de beisebol. É a mais longa cadeia de montanhas sobre a terra, no entanto mais de 90% está localizada debaixo d'água. Há poucos lugares na Terra onde ela se projeta para fora da superfície do oceano, sob a forma de algumas ilhas, uma das quais é a Islândia.

01
A Dorsal Meso-Atlântica na Islândia 01
A Islândia tem a maior parte da DMA exposta acima do nível do mar. Na foto acima podemos ver um turista entre as duas placas tectônicas da Dorsal Mesoatlântica na Islândia. Formada a partir de erupções vulcânicas, cerca de 24 milhões de anos atrás, é um dos poucos lugares onde você pode estar no cume em terra seca. Isso faz com que a Islândia seja muito especial e um lugar popular para os geólogos e cientistas.

A maior parte da DMA estende-se, não obstante, entre 3.000 e 5.000 metros por baixo da superfície oceânica. Desde o leito marinho, as montanhas alçam-se entre 1.000 e 3.000 metros de altura dentro das águas do Atlântico e estendem-se na largura ao redor de 1.500 quilômetros de leste a oeste desde sua base.

No Atlântico norte, separa as placas euro-asiática e a norte-americana, enquanto no Sul separa a africana e sul-americana. A DMA é dividida por um profundo vale ao longo de sua crista, com uma largura aproximada de 10 quilômetros e com paredes que atingem os 3 quilômetros de altura. Este vale é a divisória de duas placas divergentes do fundo do oceano onde o leito marinho está em expansão, de acordo à teoria tectônica de placas. O vale existente na dorsal continua alargando-se a razão de uns 3 centímetros anuais.

O local onde a DMA é mais visível é no Parque Nacional Thingvellir, no sudoeste da Islândia. O vão entre as placas da Eurásia e da América do Norte pode ser visto claramente nas fissuras ou falhas que atravessam a região, a maior, Almannagjá, sendo um verdadeiro cânion.

Ali também encontramos a fissura Silfra, um popular local de mergulho e snorkel, bem na costa norte de Thingvallavatn, o maior lago natural da Islândia, onde os turistas podem mergulhar entre as duas placas tectônicas.
02
A Dorsal Meso-Atlântica na Islândia 02
Mapa da Dorsal Meso-Atlântica.
03
A Dorsal Meso-Atlântica na Islândia 03
04
A Dorsal Meso-Atlântica na Islândia 04
05
A Dorsal Meso-Atlântica na Islândia 05
06
A Dorsal Meso-Atlântica na Islândia 06
07
A Dorsal Meso-Atlântica na Islândia 07
08
A Dorsal Meso-Atlântica na Islândia 08
09
A Dorsal Meso-Atlântica na Islândia 09
10
A Dorsal Meso-Atlântica na Islândia 10
11
A Dorsal Meso-Atlântica na Islândia 11
12
A Dorsal Meso-Atlântica na Islândia 12
13
A Dorsal Meso-Atlântica na Islândia 13
14
A Dorsal Meso-Atlântica na Islândia 14
Fonte: EPOD.


 http://www.mdig.com.br/

Sem comentários: