AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

UMA LIMOUSINE FEITA A PARTIR DE FERRO VELHO QUE VALE UM MILHÃO DE DÓLARES - O que pesa 3.000 kg, tem 9 metros de comprimento e é feito integramente de lixo e ferro-velho? Uma limusine naturalmente. O Finn Jet pertence a Antti Rahko, um senhor finlandês de 72 anos de idade que emigrou para os EUA em 1984 e que demorou 10 anos inteiros para construir sua limusine a partir do zero, usando inicialmente a carroceria de duas Mercedes Benz station wagons unidas, peças diversas de um Chrysler Imperial 1962 e vários componentes de outros veículos.

O que pesa 3.000 kg, tem 9 metros de comprimento e é feito integramente de lixo e ferro-velho? Uma limusine naturalmente. O Finn Jet  pertence a Antti Rahko, um senhor finlandês de 72 anos de idade que emigrou para os EUA em 1984 e que demorou 10 anos inteiros para construir sua limusine a partir do zero, usando inicialmente a carroceria de duas Mercedes Benz station wagons unidas, peças diversas de um Chrysler Imperial 1962 e vários componentes de outros veículos.

01
Uma limusine feita de ferro-velho que vale 1 milhão de dólares 01
As origens humildes do veículo são pouco visíveis hoje, mas Rakho diz que o processo de construção nunca está realmente completo. Todavia ele continua adicionando novas peças sempre que pode.

  - "Eu tinha minha própria loja de revenda de carros, eu comprava, vendia alugava e um dia tive a ideia de juntar dois carros que não conseguia vender nem com reza brava."  Assim a idéia para o Finn Jet nasceu. O carro hoje é é tão bem apreciado que ganhou um prêmio na competição Art Car Parade, em Houston, duas vezes.

No início deste ano, ele foi levado para a Europa pela primeira vez, para ser apresentado no Salão do Automóvel de Essen. Embalado seguramente em um recipiente de 12m de comprimento, os organizadores pagaram todas as despesas de transporte e até fizeram uma apólice de seguro de milhões de dólares para o carro.

Embora o Finn Jet pareça um pouco estranho do lado de fora, é algo que a gente pode se acostumar bem depressa, por causa do bom critério com o qual foi concebido até aqui. O exterior tem cerca de 86 faróis, 36 espelhos e duas carcaças de motores a jato. O interior é espaçoso o suficiente para acomodar 10 pessoas, e também vem equipado com um freezer, televisão, microondas e um par de unidades de ar condicionado.

Além do mais, há ainda uma sauna funcional instalada na cabine de passageiros. Para manter o funcionamento do bichão, três jogos de baterias e alternadores foram instalados. O que é mais legal sobre o Finn Jet é que apesar de todas as suas características de carrão de luxo, ele é econômico. Rakho diz que na estrada a limusine atinge cerca de 25 milhas por galão, o que dá mais ou menos uns 10,5 quilômetros por litro.

O carro tem um total de 8 rodas, que garantem que componentes como pneus e suspensão não fiquem sobrecarregados. Apesar da estatura gigantesca, não é muito difícil de dirigir nas curvas, e segundo Rakho isso só é possível porque as rodas traseiras são orientáveis, girando no sentido oposto das rodas dianteiras.

O Seu Rakho conta que teve alguns momentos muito bons com sua limusine. Não é apenas um carro para paradas e shows, já que faz viagens turísticas freqüentes até o Canadá, e também vai buscar seus amigos visitantes no aeroporto com ela. Ademais é uma das preferências entre alguns casais recém-casados de Palm Beach, na Flórida, para a recepção.

Outra curiosidade é que nunca foi parado pela polícia para que mostrasse seus documentos. Mas certa vez disse que levou um susto quando estava dirigindo até o Aeroporto Internacional de Miami e foi parado por 12 carros da patrulha rodoviária e um helicóptero. Aparentemente, a polícia só queria dar uma boa olhada e se fotografar junto ao carro. Mas agora que está envelhecendo e sua saúde já não é mais a mesma, correm boatos que está pensando em vender sua limusine, mas não vai ser muito barato, no entanto. A última vez que foi listado no eBay, um par de anos atrás, Rahko falou em algo por volta de 950 mil dólares 
02
Uma limusine feita de ferro-velho que vale 1 milhão de dólares 02

03
Uma limusine feita de ferro-velho que vale 1 milhão de dólares 03

04
Uma limusine feita de ferro-velho que vale 1 milhão de dólares 04

05
Uma limusine feita de ferro-velho que vale 1 milhão de dólares 05

06
Uma limusine feita de ferro-velho que vale 1 milhão de dólares 06

07
Uma limusine feita de ferro-velho que vale 1 milhão de dólares 07

08
Uma limusine feita de ferro-velho que vale 1 milhão de dólares 08

09
Uma limusine feita de ferro-velho que vale 1 milhão de dólares 09

10
Uma limusine feita de ferro-velho que vale 1 milhão de dólares 10

11
Uma limusine feita de ferro-velho que vale 1 milhão de dólares 11

12
Uma limusine feita de ferro-velho que vale 1 milhão de dólares 12

http://www.mdig.com.br/

Sem comentários: