AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

domingo, 4 de março de 2012


CINEMA NOS GORJÕES

Novo filme sobre temas e gente dos Gorjões vai ser estreado no próximo domingo dia 4 de Março pelas 17,30 horas no Salão da Antiga SR Gorjonense ( Gorjões, no Alto).
O tema é o "Ciclismo nos Gorjões", contado pelo seu único ciclista gorjonense ainda vivo, José Venerandas, ídolo entre o ciclismo popular e protagonista de muitas corridas oficiais com resultados altamente prometedores.
Ciclismo nascido de corridas entre trabalhadores que se juntavam à saída de Faro, após o dia de trabalho, e disputavam nas suas pasteleiras corridas até aos Gorjões. Destas corridas nasceram outras corridas de apostas entre eles aos fins-de-semana e nas festas das Aldeias e Lugares à volta. Nasceu assim o culto do gosto pelas corridas e fama local através dos heróis da bicicleta.
Esse movimento ciclista chamou-se FABIANISMO.
Mestre Joaquim Guerreiro Luz, gorjonense ex-ciclista e grande amante do ciclismo e mecânico de bicicletas fazedor e afinador ímpar de uma bicicleta de corrida, acompanhava e entusiasmava os melhores "fabianos" e por fim levava-os à pista de Loulé correr nas provas populares para iniciados.
Foi este o princípio e iniciação ao ciclismo que durante os anos quarenta e cinquenta do Séc. XX tanto entusiasmo espalhou entre velhos, grandes e a miudagem gorjonenses que acompanhavam as corridas em ambiente festivo de enorme alegria todos os domingos: na reunião e abalada dos ciclistas para Loulé e na chegada para saber as notícias dos resultados, classificações e casos de fugas e heroismos dos ciclistas da casa.

Sem comentários: