AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sábado, 31 de março de 2012


Fanfarras e Zés Pereiras: 200 mil contra fusão de freguesias - organização



«O coveiro das freguesias» e «Relvas é piegas» são algumas das frases escritas em cartazes transportados pelos milhares de pessoas que têm desfilado a partir do Marquês de Pombal para o Rossio, em Lisboa, em protesto contra a extinção de freguesias. Segundo a organição, o protesto conta com cerca de 60 mil manifestantes.

Hoje, Lisboa é verdadeiramente a capital do país ao acolher grupos folclóricos, fanfarras e 'Zés Pereiras' vindos de norte a sul de Portugal numa manifestação que pretende convencer os partidos com assento parlamentar a voltarem atrás quanto à fusão de freguesias.
Mais de 600 autocarros com manifestantes começaram a chegar à capital ainda durante a manhã.  Segundo o presidente da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), Armando Vieira, inicialmente estava pervista a vinda de 600 autocarros, mas vieram muitos mais.
O desfile está a ser feito por distritos, tendo sido os primeiros a sair os de Viana do Castelo, Beja e Braga.
Entre bandeiras das suas freguesias, os manifestantes também usam bonés e camisolas, muitas delas pretas, numa alusão ao luto pelo fim das freguesias.
A música ambiente também é uma mostra das tradições populares portuguesas e faz-se ouvir com bombos, gaitas-de-foles e outros instrumentos que viajaram até Lisboa ao longo de várias horas e ainda mais quilómetros.
O protesto, organizado pela Associação Nacional de Freguesias (Anafre), será "uma grande afirmação da cultura e da etnografia" do povo português, demonstrativa das raízes, da riqueza e da representatividade das freguesias, e também "um grande brinde à cidade de Lisboa", disse o presidente da associação, Armando Vieira.
A iniciativa, agendada há algumas semanas, decorre um dia depois de o grupo parlamentar do PSD ter apresentado uma proposta à Anafre segundo a qual os municípios podem fundir menos 20% das freguesias em relação aos critérios definidos inicialmente na reforma administrativa, que previa a agregação de 1.000 a 1.500 destas autarquias.
Diário Digital com Lusa

Sem comentários: