Aquando da definição do atual projeto de instalação do Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento (inaugurado no dia 18 de maio de 2015) foi desde logo incluído no seu plano museográfico a integração das locomotivas a vapor CP 357, CP 262 e CP 832 como peças a integrar a exposição permanente do museu.
Trata-se de locomotivas emblemáticas que vêm enriquecer a coleção do museu e que, juntamente com a restante coleção, ajudam a contar a História dos Caminhos de Ferro em Portugal.
A locomotiva 832, conhecida pela “Espanhola”, é a única fabricada em Espanha existente em Portugal.
Trata-se de um veículo imponente e pensa-se que seja a maior locomotiva alguma vez existente em Portugal, com o peso de 152.570 Quilos, incluindo o tender.
A locomotiva CP 262 fez parte da série de locomotivas adquiridas pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, para responder à necessidade de renovação do parque de locomotivas e colmatar a escassez de material de tração. A entrega é iniciada em 1899 e termina em 1904.
Eram consideradas, à época, as mais evoluídas pois foram as primeiras locomotivas de distribuição Compound de quatro cilindros e rodado tipo Ten-Wheeler a entrar em Portugal. Destinavam-se aos comboios de velocidade das linhas do Norte e Leste.
Os serviços incluíam os rápidos do Porto, “Sud Express” e “Rápido de Madrid”. Vieram permitir a circulação bissemanal do comboio “Rápido da Galiza”, que fazia a ligação direta a Vigo, sendo que o percurso entre Lisboa e Porto demorava cerca de 7 horas.
A locomotiva CP 357 fez parte da série de locomotivas adquiridas pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, entre 1911 e 1913, e foram a resposta à necessidade de renovação do parque de locomotivas afeto aos comboios de velocidade e de passageiros.
As locomotivas Compound de quatro cilindros, de sistema Du Bousquet-De Glehn e vapor sobreaquecido, permitiam atingir e manter velocidades elevadas durante longos percursos. Equipada com aparelhos de sobreaquecimento do vapor, que aumentam a potência de tração e economia de carvão e água, esta série rapidamente assumiu o exclusivo do serviço de rápidos da Linha do Norte.
Destacaram-se ao serviço de comboios emblemáticos e de prestígio como os Rápidos do Porto, o Rápido de Madrid e o Sud-Express, revelando-se como umas das locomotivas a vapor mais velozes a circular em Portugal.
Resultado de um grande esforço do Museu Nacional Ferroviário e graças ao inestimável apoio do mecenas MSC - Mediterranean Shipping Company [https://www.msc.com/prt ], no ano em que se celebram os 160 anos dos Caminhos de Ferro em Portugal, foi possível proceder à operação de resgate e transporte destas icónicas locomotivas, as quais podem ser contempladas no Museu Nacional Ferroviário, sendo o próximo passo o restauro das mesmas, de forma a devolver a dignidade a tão emblemáticas peças.
Numa operação inédita para o Museu e, atualmente, muito rara na Europa, as três locomotivas foram resgatadas do local onde se encontravam.
Ainda que resguardadas no respeitante a furtos, estiveram cerca de 40 anos ao ar livre, o que, naturalmente, provocou danos severos.
À razão de uma por dia, todas as locomotivas foram carregadas em camiões e descarregadas em local seguro. Aqui foram preparadas e, posteriormente, rebocadas por linha férrea até às instalações do museu, numa operação que decorreu durante vários dias.
Já no Museu Nacional Ferroviário fez-se uma primeira intervenção de conservação e, no passado dia 9 de agosto teve início a movimentação, dentro do complexo do museu, da CP 832 para a oficina de conservação e restauro e das outras duas para duas linhas da rotunda de locomotivas, onde irão aguardar a sua vez para serem restauradas, podendo ser já visitadas no Museu Nacional Ferroviário.
Para além do referido Mecenas, de destacar a intervenção da EMEF - Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário S.A. [https://www.emef.pt/], da IP - Infraestruturas de Portugal S.A. [http://www.infraestruturasdeportugal.pt/ ] e da MEDRAIL – Operador Ferroviário e Logístico de Mercadorias S.A., que, juntamente com a equipa do Museu, tornaram possível o cumprimento de mais um importante passo para a preservação da nossa História.
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