Em 1940, a fotógrafa Genevieve Naylor, de 25 anos, que tinha recentemente se tornado a primeira fotógrafa contratada pela Associated Press, recebeu uma atribuição do Departamento de Estado dos EUA de viajar para o Brasil. Com a guerra entre as potências do Eixo e dos Aliados em expansão em um conflito verdadeiramente global, o Escritório de Assuntos Interamericanos do Departamento de Estado recebeu a tarefa de cultivar o apoio sul-americano em favor dos Aliados. Naylor foi enviada para captar as imagens para ilustrar a campanha de propaganda e evocar o apoio à guerra do Brasil e países adjacentes.
|
Um artista de rua cego tocando acordeão.
01
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
Ao chegar no Rio, no entanto, Genevieve muito curiosa se irritou com as limitações de suas atribuições maçantes e então decidiu visitar outros locais além das sofisticadas e elegantes zonas comerciais da cidade e praias e optou por fotografar um retrato mais amplo, mais rico do país do que os símbolos prescritos de progresso e desenvolvimento necessários à campanha. O que esta genial mulher fez foi mostrar a verdadeira cara do Brasil, que o país era muito mais do que o Rio de Janeiro, coisa que a mídia parece não ter aprendido até hoje.
Embora limitada pela escassez de filmes e equipamentos, as restrições da ditadura Vargas e as instruções de sua agência, Genevieve documentou os ricos, as classes trabalhadoras, agricultores, artistas de rua, dançarinos do carnaval, mendigos, pescadores e muito mais, em última análise, criando um corpo de trabalho que excedeu em muito os limites do seu mandato governamental.
Quando Genevieve voltou para os Estados Unidos, suas fotografias foram objeto de uma apresentação histórica no Museu de Arte Moderna. Ela se tornou uma fotógrafa de moda prolífica para revistas famosas da época.
Embora limitada pela escassez de filmes e equipamentos, as restrições da ditadura Vargas e as instruções de sua agência, Genevieve documentou os ricos, as classes trabalhadoras, agricultores, artistas de rua, dançarinos do carnaval, mendigos, pescadores e muito mais, em última análise, criando um corpo de trabalho que excedeu em muito os limites do seu mandato governamental.
Quando Genevieve voltou para os Estados Unidos, suas fotografias foram objeto de uma apresentação histórica no Museu de Arte Moderna. Ela se tornou uma fotógrafa de moda prolífica para revistas famosas da época.
A cidade de Ouro Preto.
02
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
03
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
04
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
Pessoas esperam para participar de um desfile de carnaval.
05
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
A festa do carnaval.
06
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
07
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
08
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
Uma apresentação dentro de um restaurante cuja plateia, segundo Genevieve, só tinha brancos.
09
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
A festa do carnaval.
10
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
Foliões na festa de carnaval na Praça Onze, no Rio de Janeiro.
11
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
Religiosos oram de joelhos na Igreja do Bom Jesus do Matozinhos, em Congonhas.
12
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
13
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
14
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
Artistas de rua dançam frevo.
15
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
16
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
17
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
Homens e meninos na Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, na frente de um cartaz da campanha anti-lepra.
18
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
Um pescador lança sua rede.
19
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
Secando a roupa no varal, com o Cristo Redentor à distância.
20
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
Meninos apostando em um jogo de dados.
21
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
22
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
Frente do Copacabana Palace, o hotel de luxo na Praia de Copacabana.
23
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
24
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
25
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
26
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
27
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
Mulheres vigiando transeuntes em Ouro preto (câmeras de segurança daquela época).
28
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
Crianças brincando em um edifício em ruínas.
29
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
30
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
31
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
Uma cena da rua, próximo ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
32
Via: Genevieve Naylor/Corbis/Getty Images
www.mdig.com.br
1 comentário:
Thank you, unbelievable pictures!
Enviar um comentário