Já todos ouvimos a expressão 'passar as passas do Algarve', faz parte do dicionário de ditados populares. Mas afinal por que 'passam as passas do Algarve'? Quisemos saber de onde vem a expressão.
Diz o dicionário de Língua Portuguesa, que a expressão 'passar as passas do Algarve' significa "Estar em grande sofrimento ou em dificuldades", o mesmo é dizer que se está a sofrer. Será que as 'passas do Algarve' sofrem? Sim. Recorremos à história agrícola da região para perceber como se formou a expressão.
Da união dos produtos agrícolas que tão bem se dão na região, como o figo, a amêndoa, a alfarroba e também a uva, que noutros tempos teve uma produção considerável, e do clima temperado, de longos dias de sol e pouca frequência de chuva, nasceu a produção de frutos secos, de que a região é grande produtora e cuja qualidade se mantém. Desconhece-se a origem histórica do início da produção, mas sabe-se que está intrinsecamente ligada à actividade agrícola que decorre na região há séculos.
A preparação dos frutos secos requeria muita atenção e, à falta da maquinaria dos dias de hoje, era a mão de obra manual que ia virando as passas para que secassem de forma uniforme. Era um processo demorado, endurecido pelo tempo, difícil também para quem o executava, que só terminava quando os frutos já feitos passas eram expedidos pelas 'embalagens' de folha de palma, outro recurso abundante na região.
Foi deste processo moroso, que nasceu a expressão 'passar as passas do Algarve' ou 'as passinhas', usado de forma genérica sempre que queremos a referir-nos a alguém que está a passar por uma grande provação ou sofrimento.
Há ainda outra curiosidade sobre a expressão: a repetição sonora, e de certa forma redundante, 'passar as passas', que pretende enfatizar o processo de sofrimento.
pt.bigpoint.com
Sem comentários:
Enviar um comentário