A cidade de Juchitán, no sul do México, mantém há muitos anos sua característica mais marcante: a fluidez de gêneros. A relação com pessoas de diferentes sexualidades é comum por lá e um chamado terceiro sexo ganhou o nome de “muxes”. E por que não celebrar toda essa diversidade?
Os muxes são originalmente homens que cresceram se identificando com mulheres. Ou melhor, com o papel que muitas delas exercem na sociedade. Há um forte traço da cultura indígena presente neste local que leva os muxes a ocuparem uma posição de matriarcas da família. Eles não necessariamente se vestem como mulheres ou têm relações com homens. É mais como posição social, é completamente fluido.
E todos os anos essas pessoas recebem da cidade um festival em sua homenagem celebrando o terceiro gênero conhecido como “Vela”. Entre as atividades estão muita dança, desfiles e até uma coroação de rainha da festa. Demais, não é mesmo? Principalmente porque estamos falando de um país majoritariamente machista e com elevadíssimos números de feminicídio.
Veja as fotos abaixo e se encante com todo esse colorido!
Todas as fotos: © Anna Bruce via Dazed.
www.hypeness.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário