visitar Tallinn, a capital da Estônia
Geograficamente localizada no nordeste da Europa, a Estônia é um pequenho país banhado pelo Mar Báltico, comprimido entre a Letônia, a Rússia e o Golfo da Finlândia.
Possivelmente por conta da distância, a Estônia não é um país conhecido dos portugueses. No entanto, existem, pelo menos, 2 bons motivos para conhecer o lugar: o país é considerado a terra dos vikings, e a capital – Tallinn – leva o título de cidade medieval mais bem preservada da Europa.
E o que esperar de Tallinn? Leia e surpreenda-se!
As torres e muralhas estão por toda parte!
A Estônia integra a comunidade europeia desde 2004 e Tallinn, como toda capital européia, tem uma faceta moderna e cosmopoilta. No entanto, é o centro histórico que atrai a grande maioria dos turistas.
Basta se perder pelas ruelas do centro histórico de Tallinn para encontrar torres, muralhas, igrejas medievais…
Restaurantes/Lojas com arquitetura e conceito medieval para entrar no clima
Imagine um ambiente escuro iluminado apenas com velas. Adicione desenhos e tapeçarias nas paredes, além mobiliário e utilensíos medieval, e terá uma ideia do que esperar. Assim funcionam alguns restaurantes em Tallinn, como, por exemplo, o Olde Hansa.
O cardápio? Culinária medieval com autênticas receitas medievais. De preferência, carne de caça, é claro! Segundo o garçom me informou, a carne de urso é a melhor pedida. Infelizmente, estava em falta quando fomos. Então fica para a próxima vez o meu relato sobre a carne de urso…
Para beber, vá de honey beer! É uma cerveja levemente adocicada servida em grandes jarros de barro.
Ah, não deixe de visitar o banheiro. Já adianto que é, no mínimo, curioso.
Pessoas vestidas com roupas de época, para dar o toque final
Para ficar completa a sensação de ter voltado à Idade Média, basta encontrar pessoas vestidas com roupas de época pelas ruas. E é isso mesmo! É possível encontrar homens e mulheres com trajes medieval pelas ruas de Tallinn.
É bem verdade que a maioria das pessoas vestidas a caráter está divulgando alguma lojinha ou restaurante para turista, ou mesmo vendendo alguma coisa. Mas, ainda assim, já cria um ambiente bastante peculiar.
Festivais de música típica
A programação cultural em Tallinn é bem diversificada e há eventos o ano inteiro. Desde de show de música pop até, é claro, festivais medievais. Quando fomos, havia um show de música local na Town Hall Square, a praça principal da cidade.
Havia também apresentações de música medieval (com instrumentos medievais) por personagens a caráter. Esse vídeo que encontrei no YouTube mostra bem o clima medieval da cidade.
VÍDEOS
Vivendo como os vikings
Os vikings eram os exploradores nórdicos, uma antiga civilização do século VIII a XI. Também eram conhecidos como piratas nórdicos, pois a exploração e as conquistas marítimas eram importante atividade econômica para eles.
Para saber mais sobre os vikings, a dica é visitar o Viking Village, localizado a poucos minutos do centro de Tallinn. Por lá, é possível fazer caminhadas guiadas na floresta, participar de competições vikings, como batalhas no castelo e arremesso de machado.
Foto: Reprodução
Mais informações no site http://www.viikingitekyla.ee
Beleza russa
A cidade de Tallinn tem forte influência russa. A Catedral de St. Aleksander Nevsky, construída em 1900, quando a Estônia fazia parte do império russo, simboliza a antiga dominação religiosa e política da Rússia.
Atualmente, as várias cúpulas e mosaicos da Catedral, típicos das igrejas ortodoxas russas, fazem do lugar um imponente e imperdível ponto turístico e religioso.
Belezas naturais
Tallinn possui vários quilômetros de litoral. O mar báltico está longe de oferecer praias como no Brasil, mas o visual é bonito. Dá para fazer passeios de barco e, quem sabe, dar até um pulinho na Finlândia, país vizinho, que fica a menos de 2 horas de ferry boat.
Viva o wifi!
Depois de falar de tantos ingredientes medievais, ora de falar de modernidade. Se você é daqueles que não consegue se desconectar em por um minuto, Tallinn é a cidade pra você. Por lá, o que não falta é rede wi fi com acesso gratuito.
Aliás, o país tem orgulho de dizer que há até wifi nas florestas! Pois é, tudo isso só na Estônia!
www.nosnomundo.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário