Conheça 'A Besta': o carro super-mega-blindado de Obama
Apelidado carinhosamente de "The Beast" ou "A Besta", esse carro é um verdadeiro tanque de guerra de luxo disfarçado de limusine!
E na verdade são 2 limusines idênticas, tudo pra confundir os inimigos, já que ninguém nunca sabe em qual das duas o presidente realmente está.
É uma versão estendida do Cadillac DTS. Mas foi feito sobre o chassi de um caminhão. Ele não é, nem de longe, um carro comum. Tudo foi projetado tendo a segurança como prioridade máxima.
Vamos aos detalhes :
Cabine Traseira
- Separada da parte da frente por um vidro, que só pode ser baixado pelo próprio presidente, na cabine de Obama há lugar para quatro pessoas.
- Os vidros não baixam. Só a porta do motorista baixa o vidro, no máximo dez centímetros, para se comunicar no caso de alguma emergência.
- O ar interno é filtrado, para evitar que o presidente seja contaminado em caso de ataque de armas químicas ou biológicas.
- Obama tem um botão de pânico, para ser acionado em caso de emergência, bolsas do próprio sangue para a necessidade de transfusão urgente e até uma ambulância completa que integra sempre o comboio.
- Conforto e equipamento de comunicação de ponta. O carro é uma extensão da Casa Branca. O presidente americano conta com uma mesa com computador, telefone por satélite, contato direto com o vice-presidente e com o Pentágono.
Equipamentos 'James Bond'
O carro é equipado com câmeras de visão noturna, armas longas e lançadores de granadas de gás lacrimogêneo, sistema de filtragem do ar que ficam no porta-malas, com tanques de oxigênio e tecnologia de filtragem de última geração, para evitar qualquer contaminação do presidente em caso de ataque químico ou biológico. Além de equipamento de combate a incêndio.
Mais detalhes
- Blindagem- 12cm nas partes mais leves! É feita de um composto de aço, titânio, fibra de carbono e cerâmica.
- Medidas- 1,85 metro de altura, 4,5 toneladas de peso e 5,40 metros de extensão.
- Portas- São as partes mais sensíveis em qualquer blindado, por isso têm cerca de 20 cm de largura (!) e pesam como a porta de um avião Boeing 757 (!!). Tem um mecanismo de trancas parecido com a de um cofre de banco.
- Motor- Um potente V8, movimenta o
tanquecarro que pode atingir até 100 km/h, A velocidade final de fato deixa um pouco a desejar, mas considere que esse é um cofre-tanque disfarçado de carro. - Motoristas especializados- Para dirigir o
carro metido a tanqueCadillac One, os motoristas são intensamente treinados pela CIA (Agência Central de Inteligência, dos EUA) para reagir ao volante a variadas situações de emergência e risco ao presidente. - Assoalho- A parte de baixo da “Besta” é reforçada com uma chapa maciça de 13 cm, resistente a explosões.
- Tanque de combustível- É preenchido com uma espuma especial que evita explosão mesmo em caso de impacto direto.
- Pneus- São reforçados com kevlar e revestidos com aço, o que lhes permite rodar ainda que estejam estourados.
- Mecanicos na comitiva- Nas viagens ao exterior, sempre há ao menos duas limousines blindadas, e uma equipe de mecânicos especializados para garantir que não haja interferência estranha na manutenção que possa arriscar a segurança do presidente.
- Escolta completa- Sempre acompanham a limusine do presidente pelo menos seis Chevrolet Suburban pretos super blindados, equipes de atiradores a postos, portando fuzis e óculos de visão noturna. Esses carros têm teto retrátil, para permitir o eventual uso de metralhadoras de grosso calibre, que sobem em uma plataforma, como se fossem carros de combate.
Já parece um exagero, não é mesmo? Mas segundo especialistas em segurança, tudo isso que vimos aqui são apenas uma pequena parte de todo o projeto, a parte que a segurança presidencial deixou que fosse revelada (!!).
A maioria dos sistemas de segurança (acredite ou não, ainda tem mais!) não são divulgadas, por motivos óbvios de segurança.
www.curtoecurioso.com
Sem comentários:
Enviar um comentário