AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

SEI QUE TENHO AMIGOS E AMIGAS QUE GOSTAM DE CAVALOS, POR ISSO A RAZÃO DESTA FOTOGALERIA

Cavalos Árabes

As origens do Árabe puro-sangue não são de todo conhecidas e por isso, é um assunto que origina muitos debates. Mas uma coisa é certa em todas as teorias da sua evolução: esta raça é muito antiga, provém do Oriente e foi criada em zonas desérticas ou semidesérticas.
Os cavalos Árabes são os pais de todas as raças, e o sangue dos seus gloriosos antepassados corre nas veias de quase todas as raças de cavalos modernos. O Árabe de puro-sangue foi utilizado durante os tempos para melhorar e afinar bastantes raças.

O deserto moldou o cavalo Árabe, durante a dinastia dos Califas de Bagdade. Durante quase mil anos de vida nómada em meios hostis o cavalo Árabe foi-se transformando. A vida ao lado dos beduínos os converteu em especialistas em correr longas distâncias em pouco tempo. Foi assim que ganhou a sua velocidade e robustez.
Estes cavalos são rápidos, manejáveis, valentes e resistentes. O Árabe de puro-sangue tem uma pele muito fina. Possui um porte de 145 a 155 cm em média e a sua pelagem pode ter qualquer tipo de cor, sendo o preto uma cor rara de se encontrar.
As características mais destacáveis desta raça são o seu pêlo sedoso, o seu pescoço arqueado com uma cabeça particularmente expressiva e um perfil côncavo. O seu peito é firme e descoberto, as suas costas são mais curtas e amplas e a sua traseira é alta e também firme.
No mundo dos desportos equestres, o seu desafio favorito é o da resistência onde monopoliza os primeiros lugares do pódio. Não é raro ver um cavalo Árabe em provas de salto de obstáculos.

Mitos do Cavalo Branco: O cavalo branco na Índia

Antigamente, na Índia, sacrificava-se um cavalo branco com o objectivo de assegurar a prosperidade do reino. Soltavam o cavalo branco mais belo do reino para nordeste. O príncipe herdeiro e alguns guerreiros jovens deviam seguir todos os seus passos durante um ano.
Eles deviam preservar a sua liberdade, e sobre tudo, impedir que emprenhe alguma égua. Encarnação do sol, a sua corrida era sagrada e os territórios atravessados pertenciam ao soberano.
Passado um ano, o cavalo voltava ao ponto de partida (empurrado pelos cavaleiros) na hora da sua morte. Este ritual solar era praticado ao fim de um reinado, com o objectivo do soberano transmitir ao seu filho mais velho a sua glória e o seu território.
Os cavalos brancos na Pérsia

Os Persas atribuíram um papel religioso importante aos cavalos brancos. Os habitantes de Cilicia tinham que dar um cavalo por dia ao rei da Pérsia, que era a encarnação de Mithra, o deus da Luz e o dono dos pastos. Mithra conduzia um carro puxado por quatro cavalos brancos imortais. Os cavalos brancos eram sacrificados num culto dedicado a este Deus.
Os cavalos brancos na China

Na China, venerava-se as éguas brancas de Kubilay Khan, neto de Gengis Kan e primeiro imperador Chinês, fundador da dinastia Yuan.

No momento da festa branca da Primaveira, os chegados de Khan reuniam mil éguas para uma brancura imaculada. Quando essas éguas passavam através do país, ninguém se atrevia a atravessar o caminho. Fazê-lo era considerado uma profanação. Apenas o “filho do céu” e seus parentes mais próximos podia beber o leite das éguas sagradas.
Os Celtas

Os Celtas também honravam os cavalos. Na sua morte, os cavalos não eram comidos nem abandonados para que os abutres ou predadores os comecem, mas sim eram sepultados

Os cavalos brancos foram consagrados, em particular as éguas como símbolos da fertilidade. Os chefes participavam em rituais de fecundidade com éguas brancas com o fim de trazer prosperidade ao seu povo.
Como podemos ver, o cavalo branco desempenhou um papel importante nas diferentes culturas ao longo da história.

O cavalo mais bonito do mundo

Qual é o cavalo mais bonito que existe no mundo?

A pergunta pode ser um pouco complicada de responder, mas vendo o cavalo da raça Akhal-Teke, nativo do Turcomenistão, não fica difícil entender o motivo de ser considerado o mais belo.
Sua pelagem é inacreditável. Um tom que varia, mas quase sempre é dourado, refletindo com intensidade a luz do Sol. É um animal acostumado com as altas temperaturas dos desertos, resistindo bravamente em climas severos.

Estima-se que a raça era utilizada, há mais de 2.600 anos, por diversas tribos nômades chamadas Teke, daí o surgimento do nome da raça. Alguns pesquisadores tentaram, em 1935, aumentar sua estatura através de cruzamento com outras raças de Puro Sangue Inglês, mas a experiência não rendeu frutos.

Após o fracasso, diversos donos de Akhal-Teke propuseram um desafio de ir da capital do país até Moscou, na Rússia. A viagem de 4.100 km durou mais de 84 dias, boa parte atravessando o deserto.

Os cavalos resistiram com pouquíssima quantidade de água e comida, algo que nenhuma outra raça conseguiria.

Cavalos Falabellas

As condições de vida do cavalo Falabella fizeram com que ao longo do tempo ganhasse uma estrutura física pequenacomparada com os outros cavalos. Não se trata de um pónei nem de cavalo anão, mas assim de um cavalo de porte pequeno.
 Foi a própria família Falabella que batizou este cavalo com o seu nome, na Argentina. São cavalos bastante inteligentes e queridos, contudo em termos físicos, talvez em parte por causa do seu tamanho, verifica-se alguns detalhes que o mostram relativamente mais fraco em comparação com muitos cavalos. A altura deste cavalo varia pelos 60 centímetros. Não existe uma cor especifica para esta raça.
A denominação da raça deriva de seu primeiro criador, o argentino Julio Falabella. Ao ver um Puro Sangue com um tamanho incrivelmente pequeno, Julio teve a idéia de cruzá-lo com fêmeas pôneis da raça Shetland de baixíssima estatura a fim de conseguir mini cavalos. Os potros resultantes dessa cruza cresceram e, por sua vez, os menores exemplares foram selecionados para reprodução. 
Após um rigoroso processo de seleção genética, Julio obteve o primeiro Falabella e fundou o Studbook em 1940 em uma cidade próxima a Buenos Aires, a capital Argentina. Além da baixa estatura, a raça ficou bastante popular por seu carisma natural e fácil manutenção, tendo em vista que estes cavalos comem pouco e não necessitam de um lugar tão amplo para viver. 
Atualmente, o Falabella está espalhado pelo mundo inteiro e grande parte é criada como animal de estimação. Um dos recordes da raça foi a égua Sugar Dumpling, criada em Virgínia, nos Estados Unidos. Com seus mínimos 51cm de altura e apenas 13,6kg, foi considerada um dos menores cavalos do mundo.

Conheça Lukas, o cavalo mais inteligente do mundo

Um cavalo entrou no Guiness recentemente – não pela sua habilidade em saltar obstáculos ou por sua velocidade, mas por sua inteligência.
Lukas é o cavalo mais inteligente do mundo de acordo com o Guiness
Este puro-sangue marrom de apenas 19 anos sabe sentar, fazer 35 truques incríveis, discernir formas geométricas, soletrar seu nome, classificar objetos por seus formatos, cores e tamanho. Sabe procurar coisas e até mesmo contar quando instruído por sua treinadora.
Lukas é o cavalo mais inteligente do mundo de acordo com o Guiness
Quando algo está “faltando” em seu habitat, Lukas consegue indicar e sinalizar isso para seus donos – essa capacidade só havia sido verificada antes em papagaios e em primatas. No entanto, ele só entrou pro Guiness em 2010, já que não foi fácil criar um teste que confirmasse que Lukas fosse o cavalo mais inteligente do mundo.

Em 2010, Luka bateu o recorde mundial, segundo o Guinness Book - O Livro dos Recordes, se consagrando o cavalo que mais consegue identificar números, foram 19 no total.

Lukas é o cavalo mais inteligente do mundo de acordo com o Guiness
Lukas foi resgatado da casa de seu ex-dono depois de ter sofrido maus-tratos. Ele era um cavalo de corrida, mas como nunca havia ganhado nenhuma, foi abandonado no quintal de uma casa com pouco espaço e poucos cuidados.

Lucas nasceu para ser cavalo de corrida, mas este destino não lhe caiu bem. Aos 2 anos de idade, foi retirado das corridas, 8 anos depois ele foi vendido. 

Lukas é o cavalo mais inteligente do mundo de acordo com o Guiness
Karen sempre quis um cavalo de corrida, mas desde os primeiros dias, percebeu que Lukas não era o animal adequado para isso. No lugar de saltar sobre os obstáculos, o cavalo andava desviando deles. Foi aí que começou o treinamento de obediência. E foi um sucesso!
Lukas é o cavalo mais inteligente do mundo de acordo com o Guiness
O recorde de Lukas é “O cavalo que conseguiu identificar mais números corretamente em 60 segundos”. Ele identificou 19 números. Segundo seus donos, como o Guiness não permitiu que o animal fosse encorajado após cada acerto, eles acreditaram que ele não se sairia tão bem, mas esse foi o melhor “score” que Lukas já apresentou na atividade. Para os donos é como se ele soubesse o quanto aquilo era importante e tivesse se esforçado especialmente para isso.

www.vocerealmentesabia.com

VEJA VÍDEOS




CAVALOS LUSITANOS

















http://www.geralforum.com/

VÍDEOS

Cavalo lusitano - documentário

cavalo puro sangue lusitano


Golegã feira do cavalo lusitano


Sem comentários: