AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O SURPREENDENTE CANAL DE CORINTO E OUTROS CANAIS - O canal de Corinto está localizado na Grécia, e é possivelmente uma das obras de engenharia mais espetaculares domundo após o Canal do Panamá, não só por sua beleza e tamanho senão por sua impressionante e milenar história.

O surpreendente canal de Corinto

O canal de Corinto está localizado na Grécia, e é possivelmente uma das obras de engenharia mais espetaculares domundo  após o Canal do Panamá, não só por sua beleza e tamanho senão por sua impressionante e milenar história. 


É um canal escavado sobre a rocha do istmo de Corinto, e conta com uma altura de mais de 40 metros e uma extensão de 6,3 quilômetros de comprimento. O canal de Corinto consegue cortar efetivamente um país ao meio ao separar à região grega do Peloponeso da Hélade a Grécia continental. 


No momento de ser finalizado, trouxe um grande benefício econômico à região, já que criava uma via marítima entre as águas do golfo de Corinto com as do mar Egeu permitindo assim aos navios mercantes encurtar sua viagem em mais de 400 quilômetros.


A construção do Canal de Corinto, e tal como a dos canais de Suez e Panamá, representa uma obra na história da engenharia que, independentemente do seu valor atual, não podem deixar de estar na memória colectiva da humanidade. Separando o Peloponeso do continente grego, o Canal de Corinto foi um projeto sonhado desde os tempos mais antigos.

As cidades com os mais belos canais

1. Bangkok, Tailândia - A metrópole asiática não para, cheia de movimento e barulho. Mas parece existir uma certa paz ao cruzar o bairro central Thonburi e a área periférica de Green Lung, onde os agricultores e pescadores circulam via canais e passarelas elevadas.


2. El Gouna, Egito - A cidade turística, que começou o desenvolvimento na década de 1990, atrai graças as lagoas, decorrente do Mar Vermelho, que criaram canais na cor turquesa entre as ilhas, cruzando hotéis e vilas privadas na paisagem do deserto árido. 

3. Giethoorn, Holanda  - Esta pequena cidade nos arredores de Amesterdã cresceu em meio a pântanos, e a solução dos agricultores do século 12 foi a cavar canais para o transporte de suas mercadorias. Há quatro quilômetros de vias navegáveis, atravessada por mais de 150 passarelas de madeira, cercadas com quintais verdejantes de casas de telhado de palha.

4. Cape Coral, Flórida - Apelidado de “Waterfront Wonderland”, algo como “Maravilha Litorânea”, a cidade foi construída ao longo de aproximadamente 400 quilômetros de canais navegáveis. Atualmente, existem mais de 150 mil moradores que seguem um padrão: carro estacionado na frente de casa e barco da família estacionado nos fundos. 

5. Veneza, Itália - Apesar de ter seus defeitos, como o mal cheiro em algumas épocas do ano, Veneza ainda encanta e é um dos lugares mais românticos do mundo, cercado de uma aura mágica e magnetismo em todos os seus cantos. Os turistas ainda podem ter uma aula com gondoleiros.

6. Estocolmo, Suécia  - Capital da Suécia é construída sobre 14 ilhas, com 57 pontes de ligação. O principal canal, Djurgårdsbrunnskanalen, leva turistas e moradores ao Museu Vasa, enquanto a ilha de Södermalm oferece pequenos bares, lojas vintage, e uma bela vista, através de canal Riddarfjarden, das casas cercadas por água na ilha de Kungsholmen.

7. Annecy, França - Em contato com a luz do dia, a água dos canais de Annecy brilham em um tom verde azulado impressionante. Navegar entre os restaurantes e bares é uma boa, podendo observar ao lado os habitantes e turistas trocando histórias e copos de vinho Savoie. Os pontos principais do passeio são a ilhota triangular no Rio Thiou, o Palais de l’Isle, um tribunal, uma prisão e, atualmente, um museu.

8. Bruges, Bélgica - A cidade é encantadora por seu centro antigo de arquitetura gótica bem preservada e dos canais que correm em torno de lojas de antiguidades e da Igreja de Nossa Senhora.

9. Cidades na água, China - A China oferece ao menos seis cidades tranquilas próximas a Xangai, a uma hora de distância de carro. Pontes de pedra construídas durante a Dinastia Ming formam um arco sobre canais do Rio Yangtze, cercado por templos e típicas lanternas vermelhas que os decoram. Zhouzhuang e Tongli atraem muitos visitantes, inclusive os chineses.

10. Kerala , Índia - Arrozais cintilantes que fundem com o horizonte e mulheres lavando duas roupas em água rasas é uma cena comum nesta região pitoresca da Índia. Estes canais foram escavados há cerca de 100 anos para auxiliar o transporte de fibra de coco, usada em tapetes, escovas, e cordas. Lá você pode alugar seu próprio barco para dar o passeio.

Empuriabrava - Veneza espanhola

É uma cidade incomum na costa de Girona, Costa Brava, na Espanha. É uma das maiores marinas residenciais do mundo, com mais de 40 km de canais navegáveis, 5.000 barcos e iates para 7.800 residentes locais; população que decuplica no auge da temporada de verão. 
 Empuriabrava é muitas vezes chamada de Veneza da Espanha. A cidade foi originalmente construída sobre um pântano, e foi transformado em uma comunidade turística durante os anos 1970. O local é um importante destino turístico de luxo para os ricos e privilegiados. 
É particularmente popular entre os alemães e os franceses, e em muito menor medida, para visitantes holandeses e britânicos também. A maior parte da cidade é composta por casas construídas em estilo  clássico do Mediterrâneo. Avida noturna é vibrante, com bares, danceterias, e uma variedade de restaurantes para estrangeiros ávidos para desfrutar da comida familiar local, que é muito apreciada. 
Muitos turistas e excursionistas alugam veleiros ou barcos motorizados, ou, pelo menos, fazem um passeio de barco pelo canal. Em  Empuriabrava, o sol brilha quase 300 dias por ano. Há uma praia magnífica larga de areia com vários quilômetros de comprimento, que é popular entre os banhistas, bem como para aqueles que gostam de se envolver em todos os tipos de esportes aquáticos. 
Além disso, Empuriabrava é um paraíso para os pára-quedistas. Ao norte da cidade está o maior e mais movimentado Centro de Paraquedismo da Europa: Skydive Empuriabrava, considerado entre os três melhores domundo.

 



www.vocerealmentesabia.com

Sem comentários: