25 dos Canyons mais belos do mundo
Canyon - um vale profundo, com encostas íngremes e muitas vezes com desfiladeiro estreito. Esta é uma das paisagens mais fotogênicos de todas que encontramos no planeta Terra. Neste artigo apresentamos canyons belos e pitorescos de todo o mundo, inclusive alguns brasileiros, como este da foto de abertura, o Itaimbezinho, famoso no Brasil, mas infelizmente mal divulgado no exterior como os demais "brazucas" que vamos apresentar.
O Glen Canyon é um desfiladeiro que está localizado no sudeste e centro-sul de Utah a noroeste do Arizona. Ele foi esculpido pelo Rio Colorado. Fica dentro de Glen Canyon National Park, que tem mais de 1,2 milhões de hectares de área. O Horseshoe Bend é um ponto ao longo do rio Colorado onde a curva acentuada quase completa um círculo.
O Fish River Canyon está localizado no sul da Namíbia. É o segundo maior canyon do mundo e o maior da África, bem como a segunda mais visitada atração turística na Namíbia. Possui uma ravina gigantesca, no total cerca de 160 km de comprimento, com 27 km de largura e em certos lugares quase 550 metros de profundidade.
O Itaimbezinho é um canyon situado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, entre Santa Catarina/Rio Grande do Sul, no Brasil, a cerca de 170 km ao norte de Porto Alegre. O canyon tem uma extensão de 5,8 km, com uma largura máxima de 2 km e uma altura de cerca de 700 m, sendo percorrido pelo arroio Perdizes. Além deste, existem no parque outros canyons, tais como o Fortaleza, o Malacara e o da Pedra.
O Buckskin Gulch, Utah, EUA, é o canyon mais profundo do sul dos Estados Unidos. As licenças são requeridas para caminhadas durante o dia e a noite. Apenas 20 licenças são emitidos a noite a cada dia. Devem ser reservadas com meses de antecedência.
O Waimea Canyon, também conhecido como o Grand Canyon do Pacífico, é um grande canyon com cerca de 16 km de comprimento e até 900 m de profundidade, localizado no lado oeste do Kaua, nas ilhas havaianas dos Estados Unidos. Waimea em havaiano signifrica "água avermelhada", uma referência para a erosão do solo vermelho do cânion.
Canyon Fjaðrárgljúfur, Südosten, Islândia.O Fjaðrárgljúfur não é um canyon enorme e por isso é também chamado de "garganta", mas há uma pista de caminhada ao longo de uma borda que leva até a base, e esse passeio é considerado maravilhoso.
O Yarlung Zangbo Grand Canyon ou simplesmente o Canyon Tsangpo, ao longo do rio Yarlung Tsangpo no Tibete, é considerado por alguns como o mais profundo canyon do mundo, e é ligeiramente mais longo do que oGrand Canyon nos Estados Unidos, tornando-o um dos maiores do mundo.
O La Barranca del Cobre é um grupo de canyons que consistem em seis canyons distintos na Sierra Madre na parte sudoeste do estado de Chihuahua no México. Os canyons foram formadas por seis rios que drenam o lado ocidental da Sierra Tarahumara. As paredes do canyon são uma cor de cobre verde, que é de onde o nome se origina.
O Eldgjá (Fire George), perto de Landmannalaugar, Islândia, é chamado Fire George porque é um cânion vulcânico. Tem 270 metros de profundidade e 600 de largura, e é um dos maiores do mundo.
O Zion Canyon é um desfiladeiro profundo e estreito, no sudoeste do Utah, Estados Unidos, esculpido pelo Rio North Fork. Quase todo o canyon está localizado dentro da metade oriental do Zion National Park.
O Canyon de Chelly National Monument foi criado em 1 de abril de 1931 como uma unidade do Serviço Nacional de Parques. Ele está localizado no nordeste do Arizona, dentro dos limites da nação Navajo. Refletindo uma das mais longas paisagens continuamente habitadas da América do Norte, ele preserva ruínas das tribos primitivas indígenas que viviam na área, incluindo o antigo Povo Pueblo (também chamado de Anasazi) e Navajos.
O Canyon Mides é um oásis de montanhas ao sul da Tunísia. Ele está localizado perto da fronteira tunisina-argelino e cerca de 60 quilômetros de Tozeur e de dez quilômetros de Tamerza. É um desfiladeiro onde existem fósseis e minerais coloridos.
O Sumidero Canyon, fica em Chiapas, México. Em alguns lugares paredes verticais podem chegar a mil metros. OSumidero Canyon National Park recebe 300 mil visitantes que vão até as cachoeiras, fazem caminhadas, natação, pesca, ciclismo de montanha e espeleologia.
O Coyote Buttes, fica entre Kanab, Utah e Page, Arizona, EUA. As ondas do Coyote Buttes parecem uma seção de arenito esculpidos e multicoloridos.
O Gorges du Tarn é um canyon formado pelo rio Tarn entre o Méjean Causse e o Causse de Sauveterre, no sul da França. Tem cerca de 53 km de comprimento (a partir da aldeia de Quézac de Le Rozier) e de 400m a 600m de profundidade.
O Kali Gandaki Gorge, Nepal. Todos os canyons e desfiladeiros são diferentes a partir da inclinação de suas paredes e sua altura acima do nível do mar e, por isso, é difícil determinar uma lista dos "mais profundos" do mundo. O Kali Gandaki Gorge, porém, é proclamado como tal. Se a profundidade for medida pelo pico mais alto das montanhas de ambos os lados ele tem uma profundidade de mais de 5 mil metros.
O Canyon Guartelá é um canyon brasileiro situado no planalto dos Campos Gerais, entre os municípios de Castro e Tibagi, no Paraná. É considerado o 6° maior do mundo e o maior do Brasil. O Canyon do Guartelá é uma garganta retilínea com cerca de 30 km de extensão e desnível máximo de 450 metros. Foi escavado pelo Rio Iapó, que pelo cânion consegue atravessar a Escarpa Devoniana, paredão que separa o Primeiro do Segundo Planalto Paranaense.
O Bryce Canyon, Utah, EUA. O Bryce Canyon é composto por pilares de rocha sedimentados chamados hoodoos. O Bryce tem a mais alta concentração de hoodoos em todo o mundo. Lá é um ótimo lugar para observar uma média de 7.500 estrelas.
O Cheile Turzii (Turda Gorges em Inglês) é uma reserva natural e um canyon situado a 6 km a oeste de Turda e cerca de 15 km a sudeste de Cluj-Napoca , na Transilvânia, Romênia. O Cheile Turzii contem uma das paisagens cársticas mais ricas e cênicas na Romênia. Mais de 1000 espécies vegetais e animais (algumas delas raras ou ameaçadas de extinção, como o alho selvagem ou algumas espécies de águia) vivem aqui.
O Santa Elena Canyon, Texas, EUA, é um dos locais mais populares no Big Bend National Park. Você pode caminhar por cima do Rio Grande ou remar nele. É um dos locais mais procurados no mundo para a pratica derafting, que é a descida em corredeiras.
O Colca Canyon é um desfiladeiro do rio Colca no sul do Peru, localizado a cerca de 160 quilômetros a noroeste de Arequipa . É o terceiro destino turístico mais visitado do Peru, com cerca de 160.000 visitantes por ano. É duas vezes mais profundo que o Grand Canyon, nos Estados Unidos a 4.160 m de profundidade.
O Blyde River Canyon é uma característica natural significativa da África do Sul, localizado em Mpumalanga, e que constitui a parte norte da Escarpa Drakensberg. Tem 26 km de comprimento e em média cerca de 762 m de profundidade.
O Palo Duro Canyon, perto de Amarillo, Texas, EUA. É o segundo maior canyon dos Estados Unidos, o "Grand Canyon do Texas" tem mais de 190 quilômetros de extensão, com profundidades de até 193 metros.
O Antelope Canyon é a mais visitada e mais fotografada garganta de entalhe do sudoeste americano. Está localizado em Navajo, Arizona.
O Grand Canyon é um escarpado desfiladeiro esculpido pelo Rio Colorado, no Estados Unidos no estado do Arizona. Ele está contido dentro e gerido pela Grand Canyon National Park, o Hualapai Nação Tribal, e da tribo Havasupai. É considerado uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.
postsabeiramar.blogspot.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário