Matvey Kuzmin seria protagonista de um acto que anos mais tarde colocaria seu nome nos anais da história como herói de guerra. Kuzmin acabou arquitetando uma emboscada que resultaria na morte de dezenas de soldados alemães, quando estes tentavam dominar a União Soviética durante a segunda guerra mundial.
Até que em um dia topou com um batalhão da 1ª Divisão de Montanha do exército alemão.
Enquanto os alemães planejavam a estratégia de ataque, Kuzmin conseguiu avisar o conhecido Vassili Zaitsev (há versões que dizem que este era seu filho e outras que era seu neto) do seu plano: ele conduziria o batalhão nazista pelo bosque, pela rota mais difícil, para esgotá-los, até as cercanias de Malkino onde tinha um lugar ideal para que o exército vermelho, avisado por Zaitsev, os emboscasse.
A história de Kuzmin ficou esquecida por um tempo até que o jornalista do jornal Pravda, Boris Polevoy, escreveu o artigo "O último dia de Matvey Kuzmin". Esse artigo depois se converteria em um conto infantil, sendo esse um dos mais conhecidos na Rússia.
Em 1965 foi nomeado, a título póstumo, Grande Herói da União Soviética, convertendo-se na pessoa mais idosa a receber esta condecoração.
Sem comentários:
Enviar um comentário