Em 1986, os organizadores da ONG United Way of Cleveland tiveram uma ideia para gerar um pouco de publicidade, atrair olhares para suas causas e ainda criar um belo espetáculo no céu. Com uma multidão de voluntários que trabalharam por horas, eles encheram 1,5 milhões de balões de gás hélio e soltaram todos no ar ao mesmo tempo. O que eles não sabiam eram as terríveis consequências que esse gesto causaria. O acontecimento provocou a morte de duas pessoas e milhões de dólares em danos por meio de ações judiciais.
Com sede em Cleveland (Ohio, EUA), a United Way teve uma ideia para chamar atenção às suas causas: bater o recorde de balões de ar soltos ao mesmo tempo!
Voluntários trabalharam por horas para encher todos os balões com gás hélio presos em uma grande rede de fios…
Quando os fios foram soltos, os balões surgiram no céu da cidade como uma explosão de cores!
Era pra gerar uma grande publicidade gratuita, não fosse a terrível reviravolta que aconteceu depois…
Uma forte tempestade se formou na região da cidade e os ventos empurraram os balões para baixo, por toda a cidade.
No céu se formou uma grande “nuvem” de balões!
Tragicamente, duas pessoas morreram quando helicópteros da Guarda Costeira não foram capazes de alcançar seu barco virado. Era impossível voar com 1 milhão e meio de balões no céu.
A equipe da Guarda Costeira disse que tentar voar naquele céu era como voar no meio de milhares de meteoros!
Quando eles finalmente puderam sobrevoar a área do acidente as buscas estavam muito difíceis de serem concluídas, pois os balões na água atrapalhavam a visão.
O evento era pra angariar fundos para caridade, mas acabou custando milhares de dólares e uma cidade poluída por bexigas. Embora o efeito visual causado pelos milhares de balões subindo aos céus fosse realmente bonito de se ver, as consequências do evento foram um desastre lamentável. Duas mortes, milhões em processos judiciais e – segundo as autoridades – um impacto ambiental devastador.
As imagens são belíssimas. Porém, infelizmente deu errado em muita coisa, aliás, ninguém imaginou que isso poderia dar em – desculpe o palavreado – uma grande merda? Não, sério, não tinha como dá tudo como “foi previsto” – não sei por quem.. E se pensarmos um pouco na loucura que é soltar 1 milhão e meio de balões no ar, não dava nem pra achar “bonito” esse gesto… Não foi legal. Essa é a minha opinião. Sujou a cidade inteira, rios e campos ficaram cobertos de balões… Provavelmente muitos animais morreram. Uma trágica lição a ser seguida.
mundopocket.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário