AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Estado pagou à troika mais de 1.400 milhões em juros e comissões

Estado pagou à troika mais de 1.400 milhões em juros e comissões  Estado pagou à troika mais de 1.400 milhões em juros e comissões

O Estado pagou mais de 1.400 milhões de euros à troika até Agosto em juros e comissões relativos ao empréstimo concedido no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF), segundo números oficiais hoje divulgados.
De acordo com a síntese da execução orçamental, hoje publicada pela Direcção-Geral do Orçamento (DGO), nos primeiros oito meses do ano, o Estado pagou à troika (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) 1.416,8 milhões de euros em juros e 17,7 milhões em comissões, totalizando os custos do empréstimo internacional os 1.434,5 milhões de euros.
Até Agosto de 2013, o Estado tinha desembolsado 1.263,7 milhões de euros em juros relativos ao empréstimo internacional e 31,4 milhões em comissões, tendo o custo da ajuda externa atingido os 1.295,1 milhões de euros nesse período, abaixo do custo total verificado entre Janeiro e Agosto de 2014.
Considerando todos os instrumentos de dívida pública da administração central, a despesa com juros e encargos da dívida directa do Estado aumentou 11%, cifrando-se nos 4.515,5 milhões de euros até Agosto.
A DGO refere que este crescimento é explicado sobretudo pelo "aumento da rubrica de 'Obrigações Tesouro' (OT), em resultado de recompras deste tipo de instrumento, do primeiro pagamento do cupão da 'OTFev2024', bem como pelos encargos com 'Empréstimos PAEF'".
Lusa/SOL

Sem comentários: