Pesca Palafita é um método de pesca única na ilha de Sri Lanka, localizada ao longo da costa da Índia, no Oceano Índico. Os pescadores sentam-se numa barra transversal chamada Petta amarrada a um poste vertical e conduzida para a areia a poucos metros da costa. A partir desta posição elevada, o pescador lança sua linha, e espera até que um peixe venha ser capturado. Embora a abordagem parece primitiva e antiga, pesca palafitas é realmente uma tradição recente.
Acredita-se que a prática pode ter começado durante a Segunda Guerra Mundial, quando a escassez de alimentos e pontos de pesca superlotados levou alguns homens inteligentes a tentar a pesca na água. No início, eles começaram a pescar a partir de destroços de navios virados e aeronaves abatidas, em seguida, alguns começaram a erguer suas palafitas em recifes de corais. As habilidades foram então passadas para pelo menos duas gerações de pescadores que vivem ao longo de um trecho de 30 km da costa do sul entre as cidades de Galle e Weligama.
A prática é pouco provável que dure muito mais tempo do que outras e tornar-se-á uma atração turística. O tsunami de 2004 que devastou grande parte da costa do Oceano Índico e alterou para sempre a costa do Sri Lanka reduziu os pescadores que utilizam esse método. A é um complemento durante as monções anuais. Hoje, poucos pescadores estão dispostos a passar as suas pernas de pau para seus filhos, ao invés disso alugam para “actores” que se fazem passar por pescadores para os fotógrafos e turistas.
www.truenoticias.com.br
1 comentário:
Lindo
Enviar um comentário